Falecimento
Faleceu em Brasília o advogado tributarista Osiris de Azevedo Lopes Filho
Osiris de Azevedo Lopes Filho é ficou conhecido por sua brilhante atuação no combate à sonegação de impostos e por confrontar o patrimônio e as declarações de renda de contribuintes com iates e aviões. Foi também o criador dos centros de atendimento aos contribuintes.
Sua última ação como Secretário da Receita da Federal ocorreu em Em 1994, após determinar que a bagagem dos jogadores brasileiros passasse pela Alfândega no retorno da seleção ao país, depois da conquista do tetracampeonato mundial na Copa dos Estados Unidos. Impedido de cobrar o Imposto de Importação sobre o excesso de bagagem, ele resistiu às pressões políticas, não abriu mão de taxar, e renunciou em razão de não desistir de taxar.
- Declaração - Alberto Zacharias Toron
Alberto Zacharias Toron informou que o ex-presidente nacional da OAB e membro honorário vitalício da entidade, Marcelo Lavenère Machado, foi designado para representar a entidade nos funerais de Osiris.
-
Declaração - Vladimir Rossi Lourenço
"Lamentamos profundamente a perda desse grande jurista, que tinha posições bastante claras e críticas em relação ao sistema tributário nacional, um jurista que não tinha receio de expor o que pensava", disse Vladimir. "Ele foi um parceiro muito importante da OAB, que ajudou a entidade a formular diversas ações de arguição de inconstitucionalidade ao Supremo em matéria tributária, onde demonstrava todo seu conhecimento do Direito Tributário". Ele lembrou ainda a carreira de Osiris no magistério e na Secretaria da Receita Federal, destacando que ela foi marcada pela coragem e por suas posições nacionalistas.
-
Sepultamento
Osiris será sepultado hoje, às 17h, no Campo da Esperança, em Brasília, onde seu corpo está sendo velado.