Migalhas Quentes

Advocacia do Senado divulga nota sobre concurso para advogado

A descrição das atividades para o cargo de advogado do Senado, prevista no edital 2/2008, publicado em 12 de setembro deste ano, especificamente no que se refere à representação judicial e extrajudicial do Senado, será feita com respeito ao art. 131 da CF/88, respeitadas as atribuições privativas da Advocacia-Geral da União. O esclarecimento foi feito pela Advocacia do Senado Federal, a pedido da Associação Nacional dos Advogados da União - Anauni, em nota divulgada ontem, 7/11.

8/11/2008


Nota

Advocacia do Senado divulga nota sobre concurso para advogado

A descrição das atividades para o cargo de advogado do Senado, prevista no edital 2/2008, publicado em 12 de setembro deste ano, especificamente no que se refere à representação judicial e extrajudicial do Senado, será feita com respeito ao art. 131 da CF/88 (clique aqui), respeitadas as atribuições privativas da Advocacia-Geral da União. O esclarecimento foi feito pela Advocacia do Senado Federal, a pedido da Associação Nacional dos Advogados da União - Anauni, em nota divulgada ontem, 7/11.

Conforme o art. 131 da Carta Magna, "a Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo".

Ainda conforme a nota, "o esclarecimento não configura, para quaisquer fins, alteração dos termos do já referido Edital, mas mera interpretação conforme ao texto constitucional".

"Esclarecimento sobre o concurso para advogado do Senado Federal

A pedido da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), a Advocacia do Senado Federal informa aos inscritos e demais interessados no concurso para provimento de vagas na carreira de advogado do Senado, regido pelo Edital nº 02/2008, publicado no D.O.U. de 12 de setembro do ano em curso, que:

<_st13a_metricconverter w:st="on" productid="1. a">1. a descrição das atividades, contida no Anexo I do referido Edital, especificamente no que se refere à representação judicial e extrajudicial do Senado Federal, far-se-á com respeito ao art. 131 da Constituição Federal, respeitadas as atribuições privativas da Advocacia-Geral da União;

2. o presente esclarecimento não configura, para quaisquer fins, alteração dos termos do já referido Edital, mas mera interpretação conforme ao texto constitucional.

Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ lança novo portal para centralizar serviços do Judiciário

3/12/2024

Eleições OAB 2024: Conheça os novos conselheiros Federais das seccionais

2/12/2024

Advogada é algemada por guardas municipais durante assistência jurídica

4/12/2024

Defensor público e advogado são presos por ameaças e destruição de provas

3/12/2024

Dino comemora vitória do Botafogo na Libertadores durante seu casamento

2/12/2024

Artigos Mais Lidos

Doenças que têm direito ao LOAS: Quais são e como solicitar

2/12/2024

Oportunidades tributárias para pessoas físicas

3/12/2024

Art. 166 do CTN, um dispositivo inútil

3/12/2024

Poder de perdoar: Biden, Bolsonaro e limites do indulto presidencial

3/12/2024

TRT de Campinas entende que cabe à Justiça Comum julgar casos entre pessoas jurídicas

3/12/2024