Migalhas Quentes

Advocacia do Senado divulga nota sobre concurso para advogado

A descrição das atividades para o cargo de advogado do Senado, prevista no edital 2/2008, publicado em 12 de setembro deste ano, especificamente no que se refere à representação judicial e extrajudicial do Senado, será feita com respeito ao art. 131 da CF/88, respeitadas as atribuições privativas da Advocacia-Geral da União. O esclarecimento foi feito pela Advocacia do Senado Federal, a pedido da Associação Nacional dos Advogados da União - Anauni, em nota divulgada ontem, 7/11.

8/11/2008


Nota

Advocacia do Senado divulga nota sobre concurso para advogado

A descrição das atividades para o cargo de advogado do Senado, prevista no edital 2/2008, publicado em 12 de setembro deste ano, especificamente no que se refere à representação judicial e extrajudicial do Senado, será feita com respeito ao art. 131 da CF/88 (clique aqui), respeitadas as atribuições privativas da Advocacia-Geral da União. O esclarecimento foi feito pela Advocacia do Senado Federal, a pedido da Associação Nacional dos Advogados da União - Anauni, em nota divulgada ontem, 7/11.

Conforme o art. 131 da Carta Magna, "a Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo".

Ainda conforme a nota, "o esclarecimento não configura, para quaisquer fins, alteração dos termos do já referido Edital, mas mera interpretação conforme ao texto constitucional".

"Esclarecimento sobre o concurso para advogado do Senado Federal

A pedido da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), a Advocacia do Senado Federal informa aos inscritos e demais interessados no concurso para provimento de vagas na carreira de advogado do Senado, regido pelo Edital nº 02/2008, publicado no D.O.U. de 12 de setembro do ano em curso, que:

<_st13a_metricconverter w:st="on" productid="1. a">1. a descrição das atividades, contida no Anexo I do referido Edital, especificamente no que se refere à representação judicial e extrajudicial do Senado Federal, far-se-á com respeito ao art. 131 da Constituição Federal, respeitadas as atribuições privativas da Advocacia-Geral da União;

2. o presente esclarecimento não configura, para quaisquer fins, alteração dos termos do já referido Edital, mas mera interpretação conforme ao texto constitucional.

Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Filha pode excluir sobrenome de pai biológico após abandono afetivo

29/6/2024

Advogada gestante tem negada prioridade em sustentação no TRT-4

28/6/2024

STJ: Ministra anula julgamento em que advogado sem beca não pôde sustentar

28/6/2024

Domicílio Judicial Eletrônico: CNJ suspende prazo de cadastramento compulsório para empresas

28/6/2024

CNJ fará mutirão carcerário para cumprir decisão do STF sobre maconha

28/6/2024

Artigos Mais Lidos

Gratuidades no registro civil e repasses - A inversão é salutar

28/6/2024

A inclusão de sobrenome do padrasto ou madrasta no assento civil

29/6/2024

Senado aprova novo marco legal do contrato de seguro: Segurança jurídica e proteção ampliada para consumidores

28/6/2024

Cortes de gastos públicos: De opção à imposição

28/6/2024

A força da convicção, as empresas e suas crises

28/6/2024