EUA
OAB/SP divulga nota sobre vitória de Barack Obama
Em nota divulgada ontem, 5/11, a OAB/SP, por meio da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios, considerou a eleição de Barack Obama à presidência dos EUA uma possibilidade para inspirar mudanças em todo o mundo, visando a superação de todas as desigualdades, oportunidades para todos e o fortalecimento do exercício da democracia.
Nota Pública
A eleição do senador Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, por maioria expressiva de votos, tem um significado que ultrapassa a questão racial. Significa o endosso do povo norte-americano às mudanças, aliás, mote de campanha do candidato democrata. O discurso e a postura de Obama vão muito além dos clichês políticos, convence e inspira, e acena com a possibilidade de tempos melhores, de inclusão.
Simbolicamente, a vitória de Obama foi a vitória da esperança, de um mundo em busca de mais igualdade, mais oportunidade para todos, comprometido com a preservação da paz, o meio ambiente, a interlocução com povos e nações, sem condições prévias. Implica no entendimento de que - ou nos salvamos todos, ou corremos o risco da submersão coletiva. Ainda não sabemos se caminhamos para uma era de escassez ou de prosperidade na economia mundial, mas Obama tem pregado uma política de pragmatismo equilibrado e um capitalismo que não beneficie apenas os muito ricos.
Acertadamente, Barack Obama vem sendo comparado a dois presidentes americanos, John Kennedy e Theodore Roosevelt. O primeiro por ter sido um líder idealista e inspirador de mudanças sociais e o segundo por ter levado o país a superar a Grande Depressão de 1929, marcada pelo crash da bolsa, fechamento de empresas, desemprego e queda do PIB. Obama terá de enfrentar uma crise econômica de grandes proporções e demonstrar capacidade para unir os EUA no sentido de recuperar a economia americana, que terá reflexos positivos para todos os demais países.
Há um forte sentimento mundial de que a eleição de Obama tem o condão de mudar tudo para melhor e que todos os povos serão igualmente influenciados por isso. Assim sendo, a chegada de Obama, um homem de raízes multiculturais, ao cargo mais importante do mundo, promove uma revolução dentro e fora dos Estados Unidos, da qual todos podem ser beneficiados porque recompõe o diálogo, inspira e empresta uma nova perspectiva à democracia mundial.
São Paulo, 5 de novembro de 2008
Luiz Flávio Borges D’Urso
Presidente da OAB SPMarco Antonio Zito Alvarenga
Presidente da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios da OAB/SP
____________
____________________