Migalhas Quentes

Comissão de Anistia do MJ declara Leonel Brizola anistiado político

A Comissão de Anistia do MJ concedeu, ontem, 13/10, a anistia ao ex-governador do RJ e do RS, Leonel Brizola anistiado político. O pedido foi requerido por Marília Guilhermina Martins Pinheiro, com quem o político falecido em 2004 teve uma união estável por 11 anos.

14/10/2008


Anistia

 

Comissão declara Leonel Brizola anistiado político

A Comissão de Anistia do MJ concedeu ontem, 13/10, a anistia ao ex-governador do RJ e do RS, Leonel Brizola anistiado político. O pedido foi requerido por Marília Guilhermina Martins Pinheiro, com quem o político falecido em 2004 teve uma união estável por 11 anos.

Dependente financeiramente do ex-candidato à Presidência da República, Marília terá direito a computar os 15 anos que Brizola viveu no exílio (1964-1979) para efeitos previdenciários. Ela recebe uma pensão da Câmara dos Deputados e uma do governo do Rio de Janeiro. À Comissão de Anistia, Marília não pediu reparação econômica.

Para o ministro da Justiça, Tarso Genro, trata-se de um momento afirmativo da democracia brasileira. "Determinadas decisões, mesmo que tardias, são fundamentais para a construção da civilidade democrática do país", declarou.

Segundo ele, este reconhecimento do Estado é importante por se colocar acima das ideologias e dos partidos políticos. "Brizola é um exemplo de que a ditadura foi violenta com várias pessoas. A decisão de hoje qualifica a democracia", completou o ministro.

Presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, explicou o motivo do processo ter sido apreciado rapidamente – já que o pedido foi feito há dez meses. "Ela (a viúva de Leonel Brizola) solicitou apenas a declaração de anistiado político e a contagem de tempo para todos os efeitos, abrindo mão de qualquer reparação econômica. Por isso, a Comissão simplificou as diligências realizadas", afirmou.

Além do requerimento de Marília, existem outros três pedidos de tramitação de familiares de Brizola (dos três filhos do ex-governador). "Todos estão sendo analisados individualmente. Não há como prever resultado ou data de apreciação. Eles pedem indenização por perseguição própria, não em nome do pai", explicou.

Caravana da Anistia

A portaria que declara Leonel Brizola anistiado político será assinada nesta sexta-feira, 17/10, em Porto Alegre, durante 13ª edição da Caravana da Anistia. Na ocasião, serão julgados cerca de 20 processos de pessoas da região que foram perseguidas politicamente durante a ditadura.

Lançado em abril deste ano pelo Ministério da Justiça, o projeto Caravanas da Anistia já julgou 191 processos em nove estados e no DF.

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Filha pode excluir sobrenome de pai biológico após abandono afetivo

29/6/2024

STJ: Ministra anula julgamento em que advogado sem beca não pôde sustentar

28/6/2024

1ª turma do STF considera estupro beijo em criança de 12 anos

28/6/2024

Minuto Migalhas tem maconha (não legalizada), taxação das blusinhas e fórum de Lisboa

28/6/2024

No TRT-2, banco faz acordo de R$ 2,7 bilhões com aposentados do Banespa

29/6/2024

Artigos Mais Lidos

A inclusão de sobrenome do padrasto ou madrasta no assento civil

29/6/2024

Cortes de gastos públicos: De opção à imposição

28/6/2024

A força da convicção, as empresas e suas crises

28/6/2024

Obrigação contraída durante a primeira recuperação judicial: Não sujeição do crédito à segunda recuperação judicial da recuperanda

28/6/2024

Habeas Corpus: Um “remédio" amargo na Operação Presságio

28/6/2024