Migalhas Quentes

MJ comemora extradição de Cacciola

x

5/7/2008


Caso Cacciola

MJ comemora decisão de Mônaco que aceitou pedido de extradição de Cacciola

Satisfeito com a decisão do Executivo de Mônaco de aceitar a extradição do ex-banqueiro Cacciola ao Brasil, o MJ Tarso Genro declarou que não há mais nenhuma possibilidade de recurso e que agora se trata de uma questão puramente operacional entre Estados, que será resolvida por meio dos contatos entre as polícias.

"Passamos agora para uma outra etapa. Nós desenvolvemos duas ações nesse período. Uma política de Estado que me levou a uma conversação com meu colega de Mônaco e depois uma troca permanente de correspondências e informações", afirmou o ministro. "Mônaco deixou claro que não é um território de proteção de pessoas procuradas ou que têm penas a cumprir em outros países".

Segundo Tarso Genro foi desenvolvido, ainda, um trabalho puramente técnico jurídico, de preencher todos os requisitos necessários para a extradição. "O príncipe não só julgou que o processo estava corretamente instruído e decidido como também era importante para o Estado Monegasco fazer esta extradição."

"Para nós é uma questão de responsabilidade pública. E a partir de agora a relação fica a cargo das autoridades policiais, com o suporte da Secretaria Nacional de Justiça, através do secretário Tuma Júnior", completou o ministro. "O senhor Cacciola será entregue ao juiz de execução do Rio de Janeiro, que determinará o lugar em que ele ficará detido ou que cumprirá a sua pena."

O ministro informou que as autoridades de Mônaco vão comunicar o trânsito de Cacciola até o aeroporto de Nice, no sul da França. "Acreditamos que até o final da semana estará tudo resolvido. Nós temos condições de operar 48 horas após o sinal verde, para trazer o sr. Cacciola e apresentá-lo à Justiça brasileira."

Romeu Tuma Júnior, por sua vez, lembrou que o processo levou quase um ano para ser resolvido. Agora, segundo ele, com a comunicação formal do príncipe Albert, é necessário só um acerto de operacionalização, recebimento e transporte do ex-banqueiro.

_______________

Migalhas em Mônaco

Um redator de Migalhas foi enviado especialmente a Mônaco para tratar com o Príncipe da extradição de Cacciola. Veja as notícias enviadas pelo redator em maio de 2008 (Migalhas 1.892 - 7/5/08). Clique aqui.

_________
______________

Leia mais

__________
_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024