Indenização
TJ/DF - Golden Cross terá que cobrir cirurgia cardíaca com implantação de próteses
A Segunda Vara Cível do TJ/DF condenou a Golden Cross Assistência Integral Total a cobrir cirurgia cardíaca que requer a implantação de próteses, apesar do contrato excluir esse material de implante. A recusa do Plano de Saúde em arcar com tal despesa resultou na obrigação de indenizar consumidora por danos morais, devido à aflição psicológica e angústia sofrida por ela.
Ao analisar a questão, o juiz entendeu que não se pode esperar que o Plano de Saúde autorize a cirurgia, mas exclua os aparelhos necessários à manutenção da vida do paciente. "Prevista a cobertura da cirurgia, os implantes necessários que dão razão ao procedimento também devem estar cobertos", afirma.
Para o magistrado, a paciente deve ser indenizada por danos morais devido ao sofrimento que enfrentou, "em face do silêncio por mais de trinta dias da parte requerida para informar se autorizava ou não a cirurgia", relata. Ele destaca que a angioplastia deveria ter sido feita em caráter de urgência.
Firme nesse entendimento, o juiz determinou que a Golden Cross indenize a consumidora em R$10.000,00 e que autorize a cirurgia, sob pena de pagamento de multa diária de R$1.000,00, em caso de descumprimento.
-
Nº do Processo: 2005.01.1.006087-2.
___________________