Migalhas Quentes

OAB/PE - Plantão das prerrogativas já está em funcionamento

28/4/2008


Plantão

OAB/PE - Plantão das prerrogativas já está em funcionamento

Durante a Conferência Estadual dos Advogados, foi lançado também o Plantão das Prerrogativas, iniciativa da Promotoria de Defesa das Prerrogativas dos Advogados - PDPA, braço da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas - CDAP da OAB/PE. Com cinco números de telefones disponíveis 24h por dia, sete dias por semana, para os advogados e advogadas, o Plantão tem como objetivo atender os advogados em situações em que ocorram violação de seus direitos profissionais.

De acordo com o presidente da PDPA, Maurício Bezerra, os profissionais podem solicitar, através dos telefones, orientações, esclarecimento de dúvidas e, em caso de necessidade, a presença de um membro da CDAP no local. "Agora a Ordem vai estar presente em tempo real, para garantir que os profissionais não tenham seus direitos lesados, como o de ter acesso ao seu cliente e fazer carga do processo, entre outros". Segundo ele, essas são algumas das prerrogativas mais violadas pelas autoridades. Ele frisa, ainda, que os estagiários e estagiárias que tiverem suas prerrogativas desrespeitadas também podem entrar em contato com o Plantão.

Durante o lançamento, o secretário-geral da OAB/PE, Leonardo Accioly, reforçou o objetivo do programa e da própria CDAP. "A Comissão serve para representar os advogados e advogadas, quando necessário, contra autoridades que violem seus direitos, sejam eles membros das Corregedorias das Polícias (Civil e Militar), do Ministério Público ou magistrados". Maurício Bezerra frisou, no entanto, que "a atuação só vai existir se houver participação da classe, se houver coragem para denunciar".

O Plantão das Prerrogativas está funcionando com três números de telefone no Recife e dois no interior do Estado, sendo um no Agreste e um no Sertão.

Os telefones são:

______________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

4/11/2024

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

4/11/2024

TJ/PA reverte exoneração "por produtividade" de servidora grávida

1/11/2024

Comissão da Câmara aprova piso salarial para advogados privados

2/11/2024

TJ/PB mantém condenação de advogado por estelionato contra idosa

1/11/2024

Artigos Mais Lidos

Assinaturas eletrônicas e contratos bancários: Visão pericial para proteção jurídica

1/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Por um jogo mais responsável

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024