Filme "Zona do Crime"
Estréia no dia 30/4
Zona do Crime, mais novo filme do mexicano Rodrigo Pla, é o ponto de partida para um debate profundo sobre as mazelas da contemporaneidade. Retratando fria e francamente a realidade, essa película traz à tona diversos aspectos que necessitam urgentemente de uma reflexão ampla e de uma atuação emergencial das autoridades. Mais do que um filme, Zona do Crime é uma prévia para um debate sobre o dia-a-dia da maioria das cidades do mundo.
As pré–estréias do filme Zona do Crime acontecem em Porto Alegre/RS, dia 28/4, às 10h30, no Boulevard Strip Center (Arco-íris Cinemas) e também em Goiânia/GO, dia 28/4, às 10h, Shopping Bougainville.
Temas para debate suscitados pelo Zona do Crime:
-
Violência/"Guerra" Urbana;
-
Violência: doença ou sintoma social?
-
Formas de combate ao crime;
-
Segurança pública;
-
(Violação dos) Direitos Humanos;
-
Direito das crianças e dos adolescentes;
-
Exclusão sócio-econômica;
-
Desigualdade Social;
-
Porte de arma (desarmamento, sim ou não?);
-
Atuação ineficiente das autoridades (descaso governamental);
-
Corrupção na polícia;
-
Tortura;
-
Pena de morte, linchamentos e fuzilamento sumário;
-
Mecanismos de controle social, político e jurídico;
-
Aceitação social da ruptura constante das normas jurídicas e o desrespeito à noção de cidadania;
-
Quem a lei beneficia? (Direito civil (patrimonial) para os ricos e direito penal para os pobres?).
Sinopse
O adolescente Alejandro vive num complexo residencial fechado, um refúgio para os ricos no meio da tumultuada Cidade do México. O condomínio é protegido por seguranças e cercado de uma pobreza gritante. Nas primeiras horas de seu aniversário, três criminosos da favela vizinha invadem uma das casas do condomínio. Durante a tentativa de roubo armado que se segue, uma velha moradora é morta, mas sua empregada doméstica foge e chama a polícia. Os guardas do condomínio agem de forma rápida e brutal: dois dos criminosos morrem baleados. O terceiro, Miguel, escapa e perde-se dentro da zona do crime. Será a polícia a fazer justiça ou os moradores do condomínio?
_______________