Migalhas Quentes

STF concede HC de ofício para progressão da pena de condenados por crime hediondo

11/3/2008


STF

Plenário concede HC de ofício para progressão da pena de condenados por crime hediondo

Na tarde de ontem, o Plenário do STF reafirmou, por maioria, a plena eficácia da Súmula 606 (clique aqui), que não admite habeas corpus contra decisões colegiadas das Turmas do STF. Nesse sentido, os ministros não conheceram os HC 86928 (clique aqui) e 87291 (clique aqui). Mas, de ofício e por unanimidade, concederam a ordem, nos dois casos, para permitir a progressão da pena, tendo em vista a declaração de inconstitucionalidade do artigo 2º, parágrafo 1º da lei 8.072 (clique aqui), para os condenados D.E.S. e D.L.R.A., ambos condenados pelo crime de homicídio qualificado.

O relator, ministro Marco Aurélio, explicou que as decisões da Segunda Turma do STF, indeferindo os dois pedidos, se deram antes da declaração de inconstitucionalidade, pelo Plenário, do dispositivo da Lei dos Crimes Hediondos que não permitia a progressão da pena. Com a evolução da jurisprudência do Supremo, permitindo a progressão, o relator afirmou entender que caberia, neste caso, admitir a ação e conceder a ordem, mesmo que a ação tenha sido impetrada contra decisão de uma das Turmas do Supremo, o que não é admitido pela jurisprudência.

Os demais ministros presentes à sessão, contudo, divergiram do relator quanto a aceitar a impetração dos habeas corpus. A Súmula 606 foi defendida pelos ministros Menezes Direito, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Gilmar Mendes e Celso de Mello. No entanto, levando em conta que a progressão da pena nos casos dos crimes hediondos passou a ser permitida após a declaração da inconstitucionalidade do dispositivo da Lei 8.072, os ministros entenderam ser o caso de conceder a ordem, de ofício.

________________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Gusttavo Lima pagará R$ 70 mil por número citado em música "Bloqueado"

18/3/2025

CNJ suspende mudança no sistema de intimações processuais

16/3/2025

TRT-5 nega indenização a empregado lesionado por seu cão em home office

17/3/2025

Juíza aplica nova lei e dispensa advogado de custas antecipadas

17/3/2025

Ministro Herman alerta para “litigância abusiva reversa” por empresas

18/3/2025

Artigos Mais Lidos

Art. 50 do Código Civil na jurisprudência do TJ/SP

18/3/2025

Novos precedentes - Teses jurídicas vinculantes do TST

17/3/2025

Lei 15.109/25: A dispensa de custas para advogados em cobranças de honorários

17/3/2025

Os desafios regulatórios de 2025 para os planos de saúde

17/3/2025

Restrições para aquisição de terras por estrangeiros no Brasil

17/3/2025