International Bar Association
Uma delegação composta pelo Embaixador da ONU Emilio Cardenas, presidente, Fernando Pelaéz Píer, presidente da Section on Business Law, Mark Ellis, diretor executivo, e Tim Hughes, diretor, veio especialmente para o Brasil com o objetivo de escolher o local e o advogado que comandará o escritório.
Segundo Emilio Cardenas, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de profissionais do Direito, com cerca de 500 mil advogados. Os Estados Unidos estão em primeiro lugar, com 700 mil, e em segundo, a Índia, com 600 mil.
A abertura do escritório na capital paulistana permitirá à associação realizar debates e conferências sobre os mais importantes temas da área jurídica, como lavagem de dinheiro, corrupção e litígio.
De acordo com Horacio Bernardes Neto, presidente do CESA (Centro de Estudos de Sociedades de Advogados), sócio-fundador do escritório Xavier, Bernardes e Bragança e secretário geral da IBA para a região da América do Sul e Latina, a abertura do escritório em São Paulo favorecerá o desenvolvimento profissional dos advogados brasileiros, que ainda têm pouca participação nas relações internacionais.
“Apoiamos a iniciativa da IBA e trabalharemos para um relacionamento favorável com todos os associados. A vinda da associação ao Brasil só agregará valor ao trabalho do CESA, que continuará a ser feito com total independência”, completa Horacio Bernardes Neto.
Sobre a IBA
A International Bar Association é uma organização mundial que compreende mais de 18 mil advogados e mais de 190 sociedades de advogados em todo o mundo. A IBA influencia o desenvolvimento de reforma de leis internacionais e ajuda a moldar o futuro da profissão legal. Seus membros estão em todos os continentes e incluem a American Bar Association, a German Federal Bar, a Japan Federation of Bar Association, a Law Society of Zimbabwe e a Mexican Bar Association.
Agrupada em três seções – Negócios, Prática Legal e Leis de Energia e Recursos Naturais, tem mais de 60 comitês especializados que permitem aos membros atualizar informações, além de permitir o crescimento profissional e oportunidades de relacionamento por meio de publicações e conferências mundiais. O IBA's Human Rights Institute ainda ajuda a promover e proteger direitos humanos debaixo de leis e a preservar a independência do judiciário e da profissão em todo o mundo.
________________