Sorteio de obra
Migalhas tem a honra de sortear a obra "Recuperação de Empresas e Falência – perguntas e respostas" (271 p.), escrita por Luiz Tzirulnik e gentilmente oferecida pela Editora RT.
Sobre a obra :
Trata-se de texto indispensável para todos os que necessitam conhecer e aplicar o novo regramento, instituído pela Lei 11.101/2005 (clique aqui), que trouxe muitas e importantes alterações aos institutos da recuperação de empresas e da falência.
O sistema adotado nas edições anteriores é mantido, pois, entende-se que a forma de perguntas e respostas podem dirimir, de forma imediata, eventuais dúvidas sobre a Lei em questão.
Esse é nosso objetivo, uma vez que tratando-se de norma legal recente, as questões poderão ser examinadas de forma célebre, tanto por estudantes como profissionais do Direito.
Assim, espera-se a receptividade dessas perguntas e respostas afim de colaborar na elucidação de possíveis questionamentos.
Sobre o autor :
Luiz Tzirulnik é professor titular de Direito Comercial na Faculdade de Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Sócio efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP. Advogado militante na área comercial, especializado em recuperações e falências, possuindo diversos cursos de especialização e extensão universitária, inclusive no exterior.
______________
-
Marcos Tadeu Moino Martins, coordenador de controladoria da Continental Teves do Brasil SA, de São Paulo/SP
____________
Curiosidades :
Qual a origem da palavra "falência" ?
Falência é a forma substantivada do verbo "falir", o qual encontra a sua origem na evolução emitológica latina fallo, fallis, fefelli, falsum, fallere, cujo significado também evoluiu de (1) esconder, encobrir ou ocultar, para (2) enganar, lograr ou induzir em erro, até (3) escapar a/de.
Em Língua Portuguesa contemporânea, o verbo "falir" significa, primeiro, "suspender pagamentos; não ter com o que pagar aos credores". Outros significados para o mesmo verbo incluem: fracassar, ser malsucedido, malograr; faltar, minguar.
______________