Apoio
OAB/SP recebe apoio do IASP e da Ajufesp
A OAB/SP recebeu apoio da Ajufesp e do IASP, entidades que em notas oficiais elogiaram a decisão da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo de suspender a primeira fase do Exame 134 diante da constatação do vazamento da prova "A manifestação pública de entidades de classe tão importantes como a AJUFESP e o IASP, externando apoio à nossa firme e imediata decisão de suspender o Exame e de buscar apuração do vazamento das questões demonstra que estamos no caminho certo", disse Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente a OAB/SP.
<_st13a_personname w:st="on" productid="Em Nota Pública">Em Nota Pública, a Diretoria da AJUFESP afirmou que a atitude da OAB/SP "demonstra a seriedade com que é encarado o Exame de Ordem pela OAB/SP e a preocupação daquela entidade em que bons profissionais atuem no mercado". Também ressaltou que "um operador do direito deve se pautar pela cultura geral, pelo conhecimento da legislação e de suas formas de aplicação. Contudo, a ética é a principal ferramenta de atuação na sociedade e a OAB/SP mostrou que também exige tal requisito dos bacharéis que pretendem atuar no mercado de trabalho".
A presidente do IASP, Maria Odete Duque Bertasi, cumprimentou o presidente da OAB/SP, pela pronta, eficaz e correta atitude de cancelar o Exame de Ordem 134, à vista e vazamento de questões em curso preparatório. "Elogiou a medida de inscrição automática dos bacharéis inscritos e externou que o episódio – isolado na história da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil – jamais poderá comprometer a eficiência desta gestão, muito menos sua posição de perpétua defensora do Estado de Direito no solo bandeirante, motivo pelo qual valemo-nos da oportunidade para apresentar os nossos protestos de elevada estima e consideração".
Confira abaixo a íntegra das notas.
_______________
___________
-
AJUFESP
NOTA DE APOIO
A Ajufesp manifesta o seu apoio à iniciativa do presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D Urso e sua diretoria, que ao tomarem conhecimento da possibilidade de vazamento de questões da prova objetiva do Exame de Ordem n° 134, que seria aplicada no último domingo, 09 de dezembro, adiaram a data da sua realização.
Tal atitude demonstra a seriedade com que é encarado o Exame de Ordem pela OAB/SP e a preocupação daquela entidade em que bons profissionais atuem no mercado.
Lembramos que um operador do direito deve se pautar pela cultura geral, pelo conhecimento da legislação e de suas formas de aplicação. Contudo, a ética é a principal ferramenta de atuação na sociedade e a OAB/SP mostrou que também exige tal requisito dos bacharéis que pretendem atuar no mercado de trabalho.
Salientamos que a medida tomada pela OAB/SP, que também pediu a apuração dos fatos à Polícia Federal, traz à baila a importância da lisura em todos os concursos públicos.
A igualdade de condições para todos faz parte do processo democrático. É isso que a sociedade organizada tem que defender, como fez a OAB/SP no episódio.
A Diretoria da Ajufesp
_____________
-
IASP
IASP/585-2007 São Paulo, 10 de dezembro de 2007.
Excelentíssimo Senhor Presidente:
O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), por intermédio de sua Presidente, ciente do cancelamento do Exame de Ordem 134, designado para a data de 9 de dezembro de 2007, tem a honra de oficiar-lhe com os seguintes propósitos:
1 – Cumprimentar a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo pela pronta, eficaz e correta atitude de cancelar o Exame de Ordem 134, à vista do vazamento de questões em curso preparatório.
2 – Expor sua preocupação e a certeza de que as providências tomadas por Vossa Excelência serão adequadas para os esclarecimentos que a comunidade jurídica, em particular, e a sociedade brasileira, em geral, aguardam.
3 – Elogiar particularmente a garantia de inscrição automática dos inscritos deste Exame 134 para o Exame 135, a ser realizado no ano 2008 e a instauração de Inquérito Policial junto à Polícia Federal para averiguação das circunstâncias e dos envolvidos neste lamentável episódio.
Certos do comprometimento de Vossa Excelência com a causa da advocacia e testemunhando a devoção desta Seccional e, particularmente, de sua Comissão de Exame de Ordem no cuidado zeloso e transparente de seus assuntos, externamos ainda nossa posição de que o episódio – isolado na história da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil – jamais poderá comprometer a eficiência desta gestão, muito menos sua posição de perpétua defensora do Estado de Direito no solo bandeirante, motivo pelo qual valemo-nos da oportunidade para apresentar os nossos protestos de elevada estima e consideração.
MARIA ODETE DUQUE BERTASI
Presidente
____________________
____________