Migalhas Quentes

Senado aprova limitação de alcance do duplo grau de jurisdição

6/12/2007


Substitutivo

Senado aprova limitação de alcance do duplo grau de jurisdição

Vai à Comissão Diretora para redação final o substitutivo da CCJ ao PLC 6/05 (clique aqui), aprovado na noite de ontem pelo Plenário, que altera o Código de Processo Civil (clique aqui) para limitar o alcance do duplo grau de jurisdição.

A proposta original, do deputado Maurício Rands - PT/PE, extinguia o duplo grau de jurisdição obrigatório. O duplo grau de jurisdição é o instituto segundo o qual todas as decisões judiciais definitivas de um processo podem ser submetidas a um novo julgamento, por um órgão especializado, geralmente colegiado, a ser provocado por recurso voluntário ou de ofício.

Relator do PLC na CCJ, o senador Pedro Simon - PMDB/RS preferiu, ao invés de extinguir, limitar o alcance do duplo grau de instrução, acatando emenda nesse sentido apresentada pela senadora Ideli Salvatti - PT/SC. Dessa forma, ficou estabelecido o teto de 500 salários mínimos para o fim dessa obrigatoriedade.

Somente as sentenças contra a União, os estados, o Distrito Federal, os municípios e as respectivas autarquias e fundações de Direito Público, além das sentenças em que julgarem procedentes - pelo menos em parte - embargos à execução de dívida ativa da Fazenda Pública, com condenações superiores a 500 salários mínimos, serão obrigatoriamente submetidas a novo julgamento.

Honorários de perito

O Plenário também aprovou o projeto de iniciativa do senador Alvaro Dias - PSDB/PR, o PLS 337/99 (clique aqui), que regula a gratuidade dos honorários de perito. O objetivo da proposição, que irá a sanção presidencial, é obrigar os profissionais formados em instituições públicas de ensino gratuito a prestar serviços como peritos, gratuitamente, aos que necessitam desse tipo de assistência judiciária e não têm condições de pagar.

_____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Supermercado indenizará em R$ 10 mil cliente acusada de furtar ração

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025