Migalhas Quentes

Senado aprova limitação de alcance do duplo grau de jurisdição

6/12/2007


Substitutivo

Senado aprova limitação de alcance do duplo grau de jurisdição

Vai à Comissão Diretora para redação final o substitutivo da CCJ ao PLC 6/05 (clique aqui), aprovado na noite de ontem pelo Plenário, que altera o Código de Processo Civil (clique aqui) para limitar o alcance do duplo grau de jurisdição.

A proposta original, do deputado Maurício Rands - PT/PE, extinguia o duplo grau de jurisdição obrigatório. O duplo grau de jurisdição é o instituto segundo o qual todas as decisões judiciais definitivas de um processo podem ser submetidas a um novo julgamento, por um órgão especializado, geralmente colegiado, a ser provocado por recurso voluntário ou de ofício.

Relator do PLC na CCJ, o senador Pedro Simon - PMDB/RS preferiu, ao invés de extinguir, limitar o alcance do duplo grau de instrução, acatando emenda nesse sentido apresentada pela senadora Ideli Salvatti - PT/SC. Dessa forma, ficou estabelecido o teto de 500 salários mínimos para o fim dessa obrigatoriedade.

Somente as sentenças contra a União, os estados, o Distrito Federal, os municípios e as respectivas autarquias e fundações de Direito Público, além das sentenças em que julgarem procedentes - pelo menos em parte - embargos à execução de dívida ativa da Fazenda Pública, com condenações superiores a 500 salários mínimos, serão obrigatoriamente submetidas a novo julgamento.

Honorários de perito

O Plenário também aprovou o projeto de iniciativa do senador Alvaro Dias - PSDB/PR, o PLS 337/99 (clique aqui), que regula a gratuidade dos honorários de perito. O objetivo da proposição, que irá a sanção presidencial, é obrigar os profissionais formados em instituições públicas de ensino gratuito a prestar serviços como peritos, gratuitamente, aos que necessitam desse tipo de assistência judiciária e não têm condições de pagar.

_____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024