53 x 40
Senado dos EUA confirma novo secretário de Justiça
O Senado americano aprovou ontem, 8/11, a indicação do juiz federal aposentado Michael Mukasey, de 66 anos, para o cargo de secretário de Justiça dos Estados Unidos.
A votação foi decidida a favor de Mukasey por 53 votos contra 40 no Senado controlado pela oposição democrata.
Mukasey substituirá Alberto Gonzalez, que apresentou sua renúncia no mês passado em meio a acusações de que teria afastado oito promotores por motivos políticos. Ele nega.
Indicado pelo presidente George W. Bush, Mukasey teve seu nome confirmado mesmo depois de alguns senadores terem questionado a forma como ele, durante a sabatina, respondeu a perguntas sobre o que constituía tortura em interrogatórios de suspeitos de "terrorismo".
Mukasey se recusou a condenar uma técnica de interrogatório conhecida como waterboard (prancha, em tradução livre) que consiste em simular o afogamento de um suspeito imobilizando-o numa posição em que a cabeça fica abaixo do nível dos pés enquanto se joga água em seu rosto.
Inicialmente, ele disse que não condenaria técnica porque não a conhecia. Posteriormente, porém, qualificou-a de "repugnante".
Ao indicar Mukasey, Bush disse que ele tinha as credenciais certas para desempenhar a função e "enxerga com nitidez a ameaça" que os Estados Unidos enfrentam.
Segundo analistas, ao escolher um homem com reputação de conservador, mas apartidário, Bush aparentemente tentou evitar uma disputa com a oposição democrata, que controla o Congresso.
________
___________
Fonte : BBC
_________________________