Migalhas Quentes

TJ/RJ abre cadastramento para peritos

9/10/2007


TJ/RJ

Cadastramento para peritos judiciais

O TJ/RJ está cadastrando profissionais de nível superior, em todas as especialidades e com experiência, para atuarem como peritos judiciais nos processos com deferimento de Gratuidade de Justiça. Atualmente, o Poder Judiciário do Estado conta com 117 profissionais. Espera-se que sejam efetuadas aproximadamente 50 inscrições ainda neste ano.

Para aprovação do cadastro, é necessário que o profissional já tenha atuado pelo menos duas vezes como perito na Justiça Estadual ou Federal na sua área de especialização profissional. De acordo com o presidente do TJ/RJ, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, o ideal também é que os profissionais que realizam essa tarefa tenham, além de cursos próprios e especializados, participado de palestras, conferências, simpósios e, no mínimo, cinco ou mais anos de experiência na área pericial.

"A iniciativa vai permitir que os juízes contem com um maior número desses profissionais, altamente capazes e especializados, sendo um passo importante que demonstra a vontade, o empenho e a confiança do desembargador Murta Ribeiro em efetuar adequadamente, com atos próprios e ousados, a verdadeira prestação jurisdicional", afirmou o diretor do Departamento Geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais do Tribunal, Anízio Camacho, que tem na sua estrutura operacional a Divisão de Perícias Judiciais - DIPEJ, responsável pela análise e recebimento da documentação.

Os interessados devem apresentar currículo profissional, cópia do diploma de graduação e cópia de, no mínimo, dois laudos periciais já realizados na Justiça Estadual ou Federal. Em complementação ao último item, não isentando a apresentação dos dois primeiros, poderá ser encaminhada declaração de um magistrado certificando a idoneidade e a expertize do profissional.

Os documentos poderão ser entregues pessoalmente na Divisão de Perícias Judiciais, que funciona na Avenida Erasmo Braga, 115 - sala 315C, Lâmina I, Centro - Palácio da Justiça - RJ, ou via correio, em envelope padrão A4, endereçado e identificado, com a indicação da área de especialização.

Telefones - (21) 3133-3308/3773 - Fax (21) 3133-4494

E-mail - DGJUR/DEINP/DIPEJ@tj.rj.gov.br

_____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024