Migalhas Quentes

"Jamais desistiremos da democracia", diz Fachin em ato que marca 8/1

Vice-presidente do STF destacou a importância de relembrar ataques antidemocráticos para que novas gerações conheçam os males do autoritarismo.

8/1/2025

Durante cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 8, em memória dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, o vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin, discursou em nome da Corte. Na ocasião, também transmitiu manifestação oficial do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

422538

No pronunciamento, Fachin ressaltou a importância de relembrar os ataques antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023 e defendeu o fortalecimento da democracia e a responsabilização pelos atos ocorridos.

"Os atentados de 8 de janeiro foram a face visível de um movimento subterrâneo que articulava um golpe de Estado. Foi a manifestação de um triste sentimento antidemocrático, agravado pela intolerância e pela agressividade. Um desencontro político e espiritual com a índole genuína do povo brasileiro".

Fachin destacou a frase da ministra Rosa Weber, pronunciada logo após a depredação da sede da Corte: "Vamos reconstruir". Para o ministro, a afirmação simboliza o compromisso das instituições democráticas em superar os desafios enfrentados. "A democracia segue inabalada, assim como os nossos compromissos com a legalidade constitucional. Devemos respeitar as instituições", afirmou.

S. Exa. também relembrou o pacto democrático firmado com a promulgação da Constituição de 1988, que estabeleceu a alternância no poder exclusivamente pelo voto popular, direto e secreto.

Segundo Fachin, a democracia brasileira é robusta, resultado do trabalho dos constituintes e do papel decisivo do STF na defesa da ordem democrática.

"A violência se coloca fora desse pacto e deve ser sancionada de acordo com a nossa legítima Constituição".

Por fim, o vice-presidente do STF reforçou a necessidade de relembrar os episódios de 8 de janeiro para evitar que eventos semelhantes ocorram no futuro.

"Existimos na democracia, vivemos pela democracia e da democracia jamais desistiremos".

O evento contou com a presença do presidente Lula e de diversas autoridades dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

Veja o momento:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

“Ninguém vai parar de te chamar de Xandão", brinca Lula com Moraes

8/1/2025
Migalhas Quentes

Dois anos do 8 de janeiro: Imagens inéditas relembram terror

8/1/2025
Migalhas Quentes

STF ficou destruído após invasão; veja antes e depois

9/1/2023

Notícias Mais Lidas

BK dará lanche a advogados para "provar" que não copiou concorrente

8/1/2025

Caso Daniella Perez: Justiça busca bens de assassina para indenizar mãe

7/1/2025

Juíza autoriza uso do Serp-Jud para rastrear bens; entenda o sistema

9/1/2025

“Ninguém vai parar de te chamar de Xandão", brinca Lula com Moraes

8/1/2025

Jornada de procuradores da USP não pode ser controlada por biometria

8/1/2025

Artigos Mais Lidos

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

Mudanças no questionamento da admissibilidade parcial do recurso de revista: Agravo interno, agravo de instrumento e a resolução 224/24 do TST

9/1/2025

Não existe direito adquirido ao aborto “legal”

9/1/2025

Paraná retira proposta de alteração de ITCMD - Imposto sobre Heranças e Doações

7/1/2025

Expectativas tributárias para 2025: Planejamento e adaptação à reforma

8/1/2025