MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Jornada de procuradores da USP não pode ser controlada por biometria
Flexibilidade

Jornada de procuradores da USP não pode ser controlada por biometria

Para magistradas, função de advogado público é incompatível com controle de ponto.

Da Redação

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Atualizado às 13:50

Procuradores e procuradoras da USP obtiveram na Justiça o direito de não ter a jornada controlada por meio de ponto biométrico. As decisões foram proferidas pelas juízas de Direito das 4ª e 3ª varas do Juizado Especial da Fazenda Pública de São Paulo/SP, Bruna Acosta Alvarez e Alexandra Fuchs de Araujo, respectivamente. As magistradas entenderam que a advocacia pública é incompatível com o controle de ponto.

Na ação, os procuradores argumentaram que o controle de ponto comprometeria a flexibilidade e a liberdade necessárias ao exercício de suas funções. 

 (Imagem: Freepik)

Procuradores e procuradoras da USP não terão jornada controlada por ponto eletrônico.(Imagem: Freepik)

Nas decisões que concederam as liminares, as magistradas reconheceram a plausibilidade do direito com base em recente decisão do STF (RE 1.400.161), na qual se declarou que "inegável é a incompatibilidade de controle de ponto de cumprimento da jornada regular dos advogados públicos ante a natureza de trabalho que compõe a profissão pela liberdade de atuação e flexibilidade de horários, inerentes à profissão". Além disso, consideraram o entendimento do TJ/SP, que também já havia decidido de forma semelhante.

O perigo de dano, outro requisito para a concessão da tutela de urgência, foi reconhecido pelas magistradas, pois o controle de ponto poderia prejudicar o pleno exercício da advocacia pública, especialmente em atividades externas. Ressalvou-se, contudo, que a USP poderá fiscalizar as atividades dos procuradores por outros meios.

A liminar determinou que a USP suspenda o controle de ponto em até cinco dias, sob pena de descumprimento.

O advogado Jose Henrique Avanzi atua pelos procuradores.

Veja as decisões.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...