A Despegar, controladora da Decolar no Brasil, firmou acordo definitivo de fusão para ser adquirida pela Prosus, a gigante de tecnologia que controla o iFood, por US$ 19,50 por ação.
A transação, avaliada em aproximadamente US$ 1,7 bilhão, será realizada totalmente em dinheiro, oferecendo um prêmio de 34% sobre o preço médio ponderado das ações da Despegar nos últimos 90 dias até 20 de dezembro de 2024.
O acordo prevê que uma subsidiária integral da Prosus se fundirá com a Despegar, que continuará como a entidade sobrevivente. A conclusão do processo está prevista para o segundo trimestre de 2025, dependendo da aprovação dos acionistas e das autorizações regulatórias.
A Prosus disse que a compra da Despegar representa “uma adição significativa e estratégica” para o ecossistema da holding na América Latina, que agora passará a atender mais de 100 milhões de clientes nos segmentos de ecommerce, viagens e fintech.
O Conselho de Administração da Despegar aprovou a fusão, respaldado por recomendação unânime de um comitê independente. Damian Scokin, CEO da empresa, destacou o potencial de crescimento com a entrada no grupo Prosus. “Estamos entusiasmados com essa transação, que nos permitirá acessar recursos avançados de IA, ampliar serviços e entregar maior valor aos nossos clientes e acionistas”, afirmou.
O escritório Mattos Filho assessorou a compradora. Atuaram no negócio os sócios Moacir Zilbovicius, Camilla Martes e Marcio Soares, e os associados Maria Izabella Vilas Boas, Marina Hiromi Sonoda, Matheus Dias Patrocinio e Luiza Leão Lima.