Migalhas Quentes

Comissão do CNMP, presidida por Edvaldo Nilo, divulga relatório anual

Relatório anual destaca ações legislativas, avanços tecnológicos e iniciativas normativas que impulsionam a modernização e o impacto social do Ministério Público.

17/12/2024

CALJ - Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência do CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público divulgou seu relatório anual destacando iniciativas de impacto em 2024. Sob a presidência do conselheiro Edvaldo Nilo de Almeida, a comissão consolidou sua atuação em frentes legislativas, normativas e tecnológicas, com resultados expressivos para o Ministério Público brasileiro.

Acompanhamento Legislativo

Com um olhar atento ao impacto legislativo sobre o Ministério Público, a CALJ acompanhou a tramitação de diversas PECs e PLs. Entre os destaques estão iniciativas como a PEC 10/23, que propõe a valorização por tempo de exercício para magistrados e membros do MP, e o PL 2.630/20, que busca instituir a lei brasileira de liberdade, responsabilidade e transparência na internet, abordando o combate às fake news.

A comissão também monitorou proposições relacionadas à modernização do Código Penal, à proibição do nepotismo em Tribunais de Contas e à criação de mecanismos contra práticas de lawfare. Esse acompanhamento garante que legislações relevantes sejam debatidas sob a perspectiva do interesse público.

Aperfeiçoamento normativo

Entre as ações normativas, a CALJ, em colaboração com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e a subprocuradora-geral da República, Eliana Torelly, finalizou um protocolo de intenções para a proteção dos direitos dos povos indígenas. O documento é um marco no incentivo de políticas públicas e reafirma o compromisso constitucional do Ministério Público com a diversidade e a justiça social.

Inovação tecnológica

Outro grande avanço foi o lançamento do Sistema de Decisões dos Órgãos Colegiados do MP, uma ferramenta que centraliza mais de 900 mil decisões judiciais de Ministérios Públicos de todo o país. Essa plataforma promove a transparência, facilita a pesquisa jurídica e otimiza o acesso à informação.

CALJ/CNMP divulga relatório anual com avanços para o Ministério Público.(Imagem: Freepik)

Revista CNMP

A 12ª edição da Revista CNMP consolidou-se como uma referência acadêmica e prática, abordando temas como segurança pública, direito à educação e o uso de tecnologias em investigações. Disponível online, a publicação reafirma o compromisso com a disseminação do conhecimento jurídico.

Além disso, o Anuário 2024 destacou a produtividade e as iniciativas inovadoras do Ministério Público, servindo como uma bússola para a atuação futura da instituição. Em busca de constante aprimoramento e excelência, a CALJ está fortalecendo as conexões com renomadas instituições acadêmicas para enriquecer a Revista do CNMP.

Atualmente, estão sendo realizadas tratativas com professores doutores da PUC/MG e PUC/RS, UFC -Universidade Federal do Ceará, UFAM - Universidade Federal do Amazonas e USP. Esses contatos visam incorporar novos pareceristas ao corpo de doutores da publicação, contribuindo para elevar ainda mais o prestígio e a qualidade do anuário, que já é celebrado por abordar temas instigantes e de grande interesse para o MP.

Confira aqui a revista completa.

Regulamentação

Entre as iniciativas institucionais, destaca-se a regulamentação de Grupos Especiais no Ministério Público, fortalecendo a atuação estratégica e integrada em áreas de relevância social e jurídica.

O relatório anual da CALJ/CNMP demonstra o compromisso da comissão com a modernização e o fortalecimento do Ministério Público. Por meio de ações legislativas, tecnológicas e institucionais, a CALJ assegura que o Ministério Público brasileiro esteja alinhado com os desafios e demandas da sociedade contemporânea.

Leia aqui relatório na íntegra.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juiz fixa honorários em R$ 15 em ação contra plano de saúde

16/12/2024

TST: Declaração de renda garante acesso automático à Justiça gratuita

17/12/2024

Advogado interrompe e juíza rebate: "preferia que eu ficasse servindo"

16/12/2024

Juiz manda derrubar música de Adele por plagiar música cantada por Martinho da Vila

16/12/2024

Empregada receberá R$ 30 mil por ter de mostrar mamas a superiora

16/12/2024

Artigos Mais Lidos

O papel do Direito Notarial no mercado de créditos de carbono: Uma base para sustentabilidade e confiança

17/12/2024

Prostatectomia robótica: Benefícios clínicos e cobertura pelos planos de saúde

16/12/2024

PERSE – Alterações do programa emergencial de retomada do setor de eventos

17/12/2024

Dívida médica nos EUA e visto negado, como reverter essa situação?

17/12/2024

A legalidade e a assertividade na penhora de conta escrow: Análise do acórdão no AI 2250450-89.2024.8.26.0000

17/12/2024