Migalhas Quentes

Sorteio da obra "Era uma vez em Curitiba"

O nome da obra é inspirado nas obras do cineasta Sergio Leone, criador de Era uma Vez no Oeste e Era uma vez na América, que contam sobre grupos apagados da sociedade.

28/11/2024

A obra "Era uma vez em Curitiba" (Editora Tirant Lo Blanch 112p.), escrita por André Rogal, traz uma história crítica inédita sobre identidade cultural curitibana. 

O livro conta sobre como Curitiba apagou da história a figura cultural que era típica da cidade, ao ponto de atualmente enxergá-la como um agente externo, como se este tipo cultural fosse gaúcho do Rio Grande do Sul ou tropeiro dos Campos Gerais, mas que nunca teve um vínculo cultural com a Capital do Paraná. Esta figura cultural, construída com base nos hábitos de vida dos primeiros povoadores da cidade e seus descendentes, teria sido excluída de Curitiba com o interesse do estado e suas Leis por motivos geopolíticos, ou seja, passou a ser tratada como um inimigo. 

Além disso, conta como as leis locais proibiram bailes, música, vestimenta, lazer, bem como endureceram a tributação e levaram à prisão e perseguição política várias pessoas que se identificavam com a cultura sulista que hoje o senso comum atribui exclusivamente aos gaúchos do Rio Grande do Sul e países vizinhos, como Argentina e Uruguai. 

Sorteio da obra "Era uma vez em Curitiba"(Imagem: Arte Migalhas)


Sobre o autor

André Gessi Rogal Wuicik  é graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e mestrando em Sociologia pela Universidad Católica Argentina, onde também estuda a construção da identidade cultural curitibana. É autor dos livros "Túneis de Curitiba - Verdades e Mitos sobre os subterrâneos da capital paranaense" e "Cruz Machado - Os mistérios da vida noturna de Curitiba". Pesquisador focado nos estudos locais, acredita que a autenticidade e a verdade sempre são maiores do que a propaganda institucional.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ: Assembleia condominial não precisa reconhecer firma em cartório

28/11/2024

Venda de decisões: Veja quem são desembargadores e outros investigados

27/11/2024

Corregedor derruba restrição e permite alienação sem escritura pública

28/11/2024

TST: Empregado pode cobrar crédito em execução parada há mais de 2 anos

27/11/2024

Câmara: CCJ aprova PEC contra aborto e fertilização in vitro no Brasil

27/11/2024

Artigos Mais Lidos

Fim da escala 6x1: Alívio para os trabalhadores ou tensão para os empresários?

27/11/2024

Planejamento sucessório: 2025 trará mudanças em relação ao ITCMD – ainda é tempo de agir!

28/11/2024

Possibilidade de extinção de usufruto vitalício: STJ decide que a falta de uso ou fruição do bem pode causar a perda do direito

28/11/2024

O novo mercado de carbono no Brasil: Perspectivas ante à aprovação do PL 182/24

27/11/2024

A redução de jornada – Entendendo o “Contra 6×1”

27/11/2024