Migalhas Quentes

Resulta do Sorteio da obra "Proteção Constitucional à Liberdade Religiosa - 5ª Edição"

A obra conta com uma análise jurídica e social profunda.

31/10/2024

A obra "Proteção Constitucional à Liberdade Religiosa - 5ª Edição" (Lumen Juris 234p.) escrita por Manoel Jorge e Silva Neto e Maiana Guimarães e Silva, apresenta uma análise jurídica e social profunda, buscando provocar uma discussão aberta e necessária sobre a aplicação efetiva do princípio do Estado laico no Brasil. 

A liberdade religiosa, um dos pilares fundamentais da Constituição de 1988, ainda enfrenta desafios importantes no Brasil, apesar dos avanços já alcançados. Questões como a presença do nome de Deus no Preâmbulo Constitucional e a exposição de crucifixos em espaços públicos – incluindo órgãos governamentais como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal – provocam reflexão sobre o limite entre patrimônio cultural e expressão religiosa.

O livro investiga essas e outras questões que demonstram o paradoxo entre o princípio da laicidade e as práticas enraizadas em nossa sociedade. A obra questiona também a naturalidade com que feriados católicos – como Semana Santa, Corpus Christi e o Natal – são mantidos, mesmo em um país constitucionalmente laico. O debate se estende a temas contemporâneos, como a realização de concursos públicos em dias reservados para o culto de determinadas religiões, sugerindo que o tema da liberdade religiosa ainda tem muito a caminhar no Brasil.

Com uma análise jurídica e social profunda, os autores buscam provocar uma discussão aberta e necessária sobre a aplicação efetiva do princípio do Estado laico no Brasil. Proteção Constitucional à Liberdade Religiosa é uma obra essencial para aqueles que desejam compreender as nuances do Estado laico e os caminhos para uma sociedade verdadeiramente pluralista.

Sorteio da obra "Proteção Constitucional à Liberdade Religiosa - 5ª Edição"(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre os autores

Manoel Jorge e Silva Neto possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É Professor-Adjunto III da Universidade Federal da Bahia, aprovado em 1 lugar no Concurso Público. 

Maiana Guimarães e Silva é mestra em direito público pelo programa de pós-graduação da faculdade de direito da Universidade Federal da Bahia e professora de Direito Constitucional e Advogada. 

-----

Ganhador

Aloisio Cansian, de Curitiba/PR

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024