Migalhas Quentes

Sancionada lei que cria programas de crédito para famílias vulneráveis

Nova legislação institui o Programa Acredita no Primeiro Passo e diversas iniciativas de financiamento para microempreendedores e cooperativas, além de promover a proteção cambial com o Programa Eco Invest Brasil.

10/10/2024

O presidente Lula sancionou, nesta quinta-feira, 10, a lei 14.995/24, que institui uma série de programas de apoio ao crédito, mobilização de capital privado externo e renegociação de dívidas. Entre as principais iniciativas estão o Programa Acredita no Primeiro Passo, voltado para famílias em situação de vulnerabilidade, e o Programa Eco Invest Brasil, que visa atrair investimentos estrangeiros para projetos ecológicos e de infraestrutura sustentável.

O Programa Acredita no Primeiro Passo tem como objetivo promover a inclusão produtiva e o aumento da renda de famílias inscritas no Cadastro Único, com foco em territórios de alta vulnerabilidade. O projeto prioritariamente atenderá mulheres, jovens, negros e pessoas com deficiência, visando melhorar a qualidade de vida dessas populações.

Lei sancionada que cria programas de crédito para pequenos negócios.(Imagem: Ricardo Stuckert / PR)

Outro destaque da lei é a criação do Desenrola Pequenos Negócios, programa destinado à renegociação de dívidas de microempreendedores individuais, microempresas, cooperativas e empresas de pequeno porte. Esse programa prevê incentivos financeiros e condições especiais para regularização de débitos, promovendo a estabilidade econômica dos pequenos negócios.

A legislação também promove o Programa Eco Invest Brasil, que visa atrair capital privado externo para investimentos em projetos sustentáveis, como transição energética e bioeconomia. Através da proteção cambial, o programa busca oferecer segurança financeira para investidores internacionais e fomentar o mercado de capitais no Brasil.

Com a sanção da lei, o governo Federal também cria uma linha de crédito especial para taxistas, permitindo a renovação da frota de veículos e fomentando o uso de automóveis elétricos e híbridos, como parte das iniciativas de sustentabilidade e modernização do setor de transporte.

A medida visa fortalecer a economia através do fomento ao crédito e ao investimento externo, além de proporcionar oportunidades de inclusão social e produtiva para os setores mais vulneráveis da sociedade.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Lula sanciona lei que amplia incentivos para indústria de semicondutores

12/9/2024
Migalhas Quentes

Perse: Lula sanciona lei que beneficia empresas do setor de eventos

23/5/2024
Migalhas Quentes

Alckmin sanciona lei que facilita regularização de dívidas com a RFB

30/11/2023

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024