Migalhas Quentes

Resultado do Sorteio da obra "Cultura de Precedentes e o Papel do Superior Tribunal de Justiça"

A obra organiza todos os complexos institutos que cercam a temática dos casos repetitivos desempenhado pelo STJ.

17/9/2024

A obra "Cultura de Precedentes e o Papel do Superior Tribunal de Justiça" (Editora Juspodivm 222p.) escrito por André Macedo De Oliveira (BMA Advogados), obra pretende alinhar de forma prospectiva a problemática a ser enfrentada pelo STJ e outros atores na concretização de uma cultura de precedentes no sistema processual civil brasileiro. 

O autor, com notável habilidade e extrema dedicação, conseguiu sistematizar e organizar de maneira clara e precisa os complexos institutos que envolvem a temática dos casos repetitivos, destacando o papel fundamental do STJ na consolidação do sistema de precedentes no Direito brasileiro.

A obra é estruturada em três partes bem elaboradas. A primeira aborda o processo civil no contexto da crise do Poder Judiciário no Brasil; a segunda trata do sistema de precedentes no Direito Processual brasileiro e da função do Superior Tribunal de Justiça; e, por fim, a terceira parte analisa os desafios para a consolidação de uma cultura de precedentes no Direito Processual brasileiro, especialmente no âmbito do STJ.

Sorteio da obra "Cultura de Precedentes e o Papel do Superior Tribunal de Justiça"(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre o autor

André Macedo de Oliveira é professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da UnB. Desembargador Titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) no biênio 2016-2018. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil (ABPC) e do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IAB-DF). Exerceu os cargos de Secretário Nacional de Justiça Adjunto do Ministério da Justiça, na gestão do Ministro Márcio Thomaz Bastos, de Chefe de Gabinete da SNJ-MJ e de Assessor de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi membro da Comissão de Assuntos Institucionais da OAB-DF. Advogado em Brasília.

-----

Ganhador

Antonio Carlos Dantas Ribeiro, de Brasília/DF

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

STJ julga impenhorabilidade de aplicações de até 40 salários-mínimos

18/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024