Migalhas Quentes

Aposentada pagará multa por má-fé ao contestar descontos em benefício

Magistrado concluiu que o contrato foi devidamente firmado pela autora, que utilizou o crédito concedido.

29/8/2024

Aposentada que é beneficiária de justiça gratuita foi condenada a pagamento de multa por litigância de má-fé, após ter contestado descontos em seu benefício previdenciário referentes a contrato de cartão de crédito consignado.

A decisão, proferida pelo juiz de Direito Luís Cesar Bertoncini, da 3ª vara Cível de Marília/SP, julgou improcedente ação que alegava desconhecer o contrato e pleiteava a devolução em dobro dos valores descontados, além de indenização por danos morais.

A aposentada ingressou com uma ação declaratória de inexistência de débito contra banco afirmando que os descontos realizados em seu benefício previdenciário eram indevidos, pois ela não havia contratado o serviço. A autora solicitou a devolução dos valores descontados em dobro e uma indenização por danos morais.

O banco, em sua defesa, comprovou que a autora havia contratado regularmente o cartão de crédito consignado e que os valores descontados correspondiam aos saques realizados com o cartão e documentos que a aposentada havia assinado.

Beneficiária de gratuidade pagará multa por má-fé ao contestar cartão.(Imagem: Freepik)

O juiz, ao analisar as provas apresentadas, concluiu que o contrato foi devidamente firmado pela autora, que utilizou o crédito concedido. A sentença destacou que a autora, ao ingressar com a ação, alterou a verdade dos fatos e tentou induzir o Judiciário ao erro, o que configurou litigância de má-fé.

Em razão disso, o magistrado aplicou à aposentada multa por litigância de má-fé fixada em 2% sobre o valor corrigido da causa, e determinou a improcedência da ação.

O escritório Parada Advogados atua no caso.

Veja a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Má-fé: Aposentado é condenado após pedir anulação de contrato legítimo

19/4/2024
Migalhas Quentes

Má-fé: Homem é condenado por contestar cartão consignado após 5 anos

11/4/2024
Migalhas Quentes

Aposentada contesta validade de empréstimo e é condenada em má-fé

19/12/2021
Migalhas Quentes

Cliente é condenado em má-fé por questionar empréstimo verdadeiro

2/11/2021
Migalhas Quentes

Empresa e trabalhador são condenados em má-fé por fraude em benefício previdenciário

7/7/2020

Notícias Mais Lidas

Em petição absurda, advogado ataca juíza: “resquícios de senzala”

20/3/2025

Gusttavo Lima pagará R$ 70 mil por número citado em música "Bloqueado"

18/3/2025

Ministro Herman alerta para “litigância abusiva reversa” por empresas

18/3/2025

TJ/SP autoriza consulta ao iFood, Netflix e Uber para localizar devedor

18/3/2025

STF valida resolução do CNJ sobre jornada de trabalho no Judiciário

20/3/2025

Artigos Mais Lidos

Aumento do imposto sobre herança: O que fazer antes das novas regras

18/3/2025

Art. 50 do Código Civil na jurisprudência do TJ/SP

18/3/2025

Tributação progressiva do ITCMD

18/3/2025

Tese 1.198 do STJ: da aventura processual abusiva à desventura processual

18/3/2025

Usucapião familiar – Proteção da propriedade e dignidade social

20/3/2025