Migalhas Quentes

Câmara faz esforço concentrado para votar segundo projeto da reforma tributária

A proposta regulamenta o funcionamento do comitê gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços.

12/8/2024

Nesta semana, os deputados farão um esforço concentrado para analisar diversas prioridades de votação para o segundo semestre. Devido às eleições municipais em outubro, o plenário da Câmara programou duas semanas de esforço concentrado em agosto (12, 13 e 14 e 26, 27 e 28) e uma em setembro (9, 10 e 11). A sessão desta segunda-feira, 12, está marcada para as 17 horas.

Uma das principais pautas é o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 108/24), que se concentra no funcionamento do comitê gestor do novo IBS - Imposto sobre Bens e Serviços, destinado a substituir os atuais ICMS e ISS.

Em entrevista à Rádio Câmara, o relator do grupo de trabalho sobre o tema, deputado Mauro Benevides Filho, demonstrou otimismo quanto à aprovação do projeto. "O nosso texto está tão bem estruturado que eu até desconfio que a votação será mais fácil do que a do primeiro projeto da reforma", afirmou.

O primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/24), que regulamenta o IBS e a CBS - Contribuição Social sobre Bens e Serviços, já foi aprovado pela Câmara em julho e agora aguarda análise no Senado.

De acordo com Mauro Benevides, esta segunda etapa aborda a organização e a distribuição dos tributos. "A nova estrutura tributária brasileira precisa de um comitê gestor que organize como a receita será distribuída entre Estados e municípios, além dos julgamentos dos autos de infração", explicou.

Outros pontos destacados no texto elaborado pelo grupo de trabalho incluem os impostos sobre patrimônio. "Também reorganizamos como serão tratados o Imposto Sobre Transmissão de Causa Mortis e Doação e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis", acrescentou o relator.

Câmara dos Deputados faz esforço concentrado para votar o segundo projeto da reforma tributária.(Imagem: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O que está por vir?

No dia 21/8, Migalhas realiza o seminário online "Reforma Tributária no Senado: Perspectivas e Impactos". Participe para entender as mudanças propostas na reforma tributária, suas implicações para diversos setores da economia e o que esperar no cenário jurídico e Legislativo. Inscreva-se já!

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Gustavo Brigagão comenta pontos da reforma tributária aprovada na Câmara

11/7/2024
Migalhas Quentes

Câmara dos Deputados aprova regulamentação da reforma tributária

10/7/2024
Migalhas Quentes

Veja o relatório final do grupo de trabalho da reforma tributária

4/7/2024

Notícias Mais Lidas

TJ/SP afasta tabela da OAB em honorários para evitar "enriquecimento ilícito" de advogado

13/8/2024

Casal que adotou irmãos e devolveu menina é condenado em R$ 10 mil

12/8/2024

Juiz aciona OAB por advogado captar cliente e fatiar casos em 45 ações

12/8/2024

Advogados defendem uso da IA no dia a dia: "é caminho sem volta"

12/8/2024

STF analisa trecho de lei que mudou direitos de advogados; Moraes pede vista

13/8/2024

Artigos Mais Lidos

Os riscos ocultos nos acordos de precatórios: Entenda o edital PGE 1/24

12/8/2024

Decreto sobre obtenção de terras traz insegurança jurídica ao produtor rural

13/8/2024

Inelegibilidade pelo julgamento de contas pelos tribunais de contas: avaliação crítica sobre a aplicação da alínea “g”, inciso I, artigo 1º, da LC 64/90 pela Justiça Eleitoral

13/8/2024

Iniciativa cria sistema para otimizar gestão e pagamento de precatórios

12/8/2024

Arrematação de direitos aquisitivos: Implicações jurídicas e regularização

12/8/2024