MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores
Projeto de lei

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

Projeto agora aguarda análise do Senado.

Da Redação

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Atualizado às 14:41

A CCJC - Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece limites para a penhora de bens de devedores. 

O PL 595/24, de autoria da deputada Laura Carneiro, determina que apenas os bens suscetíveis à penhora, conforme a legislação vigente, poderão ser objeto de constrição judicial.

Aprovada em caráter conclusivo pela comissão, o projeto seguirá para análise do Senado, a menos que haja recurso para votação em plenário da Câmara.

O relator do projeto na CCJC, deputado Gilson Marques, manifestou-se favoravelmente à aprovação. "Embora o credor detenha poder sobre o patrimônio do devedor, este não é absoluto. A penhora de bens não pode comprometer a dignidade da pessoa humana do devedor e de sua família", argumentou o parlamentar.

 (Imagem: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

CCJC da Câmara aprovou PL que limita penhora de bens de devedores.(Imagem: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

O que diz a lei?

O CC prevê a possibilidade de penhora de todos os bens do devedor inadimplente. Entretanto, o CPC e a lei 8.009/90 já estabelecem uma lista de bens impenhoráveis, como aqueles essenciais à subsistência familiar, instrumentos de trabalho, salários, pequenas propriedades rurais e o imóvel residencial próprio do casal ou da entidade familiar.

Informações: Agência Câmara de Notícias.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas