Migalhas Quentes

IAB enaltece o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

Na data celebrada hoje, 25, Sydney Limeira Sanches, presidente do IAB, destacou a importância de enaltecer a resistência feminina negra na luta pelo reconhecimento das culturas afrodescendentes e latinas.

25/7/2024

No Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado neste dia 25, o presidente nacional do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, Sydney Limeira Sanches, destacou a importância de enaltecer a resistência feminina negra na luta pelo reconhecimento das culturas afrodescendentes e latinas, que são usualmente silenciadas. "Neste julho das pretas, para além da importante pauta de igualdade de gênero, lembremos a urgência de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, com igualdade de oportunidades e direitos e livre da discriminação racial", disse o advogado.

No Brasil, as mulheres negras continuam sendo a parte da população mais vulnerabilizada. De acordo com a pesquisa nacional por amostra de domicílios, publicada no ano passado, elas são 62% das chefes de famílias que cuidam de lares com filhos e sem cônjuges. Desse total, cerca de um quarto trabalha com serviços domésticos. Em períodos de crise, esse grupo também é o que mais sofre: Na pandemia, por exemplo, as famílias chefiadas por mulheres negras foram as maiores vítimas da fome. Segundo relatório da Rede Penssan, elas têm o dobro de insegurança alimentar se comparadas a mulheres brancas.

Para trazer esse e outros cenários de desigualdade de gênero e raça ao debate, surgiu o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. A data foi criada em 1992, no 1º Encontro de Mulheres Negras, Latino-americanas e Caribenhas, promovido em Santo Domingo, na República Dominicana. Ela foi instituída como forma de lembrar e denunciar o racismo e o machismo que oprimem esse grupo, além de promover a união feminina.

No Brasil, a comemoração também inspirou a criação do dia nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Brasil, em homenagem à líder do Quilombo Quariterê - MT, que encabeçou a resistência contra a escravidão no século XVIII. A lei 12.987/14, que instituiu a efeméride no país, tem o objetivo de visibilizar o papel da mulher negra na história nacional.

IAB enaltece a resistência feminina no Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.(Imagem: Freepik )

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ endurece pena de juiz do RJ que se ausentou 104 dias e cedeu token

11/12/2024

CNJ autoriza oficiais de Justiça a registrar buscas de bens e pessoas

11/12/2024

STJ aprova súmula que veda converter flagrante em preventiva de ofício

11/12/2024

Câmara aprova castração química para pedófilos e cadastro de condenados

12/12/2024

Juiz nega pedido de desistência feito 28 minutos antes da sentença

12/12/2024

Artigos Mais Lidos

Mudanças na aposentadoria em 2025: Impactos para os segurados

11/12/2024

Aplicação da lei 14.905/24: TST uniformiza correção monetária na Justiça do Trabalho

12/12/2024

A lei Federal do mercado regulado de carbono: breves comentários

12/12/2024

A penhora de stock options e a penhora de quotas sociais - O entendimento do STJ

11/12/2024

Tema 1.191 do STJ: Inaplicabilidade do art.166 do CTN à restituição de ICMS-ST

11/12/2024