Em entrevista à TV Migalhas, Michel Temer, ex-presidente da República, ressaltou a excelência da CF, destacando sua capacidade de unir conceitos liberais e sociais e afirmou que, se fosse propor alguma mudança, seria no sistema de governo do país para o semipresidencialismo.
355027
Segundo Temer, "nossa Constituição foi muito bem construída", porque "amalgamou conceitos liberais e sociais". O ex-presidente citou propriedade, iniciativa privada e direitos individuais como direitos liberais e direito à saúde, segurança, educação e direitos dos trabalhadores como direitos sociais. "Essa amálgama é que dá muito resultado", frisou.
No entanto, sugeriu que na hipótese de uma mudança mais radical, proporia a alteração do sistema político do país, do sistema de governo, para o semipresidencialismo.
"A meu modo de ver, se nós caminhássemos um dia para um semipresidencialismo, adaptaríamos, na verdade, o que está acontecendo no país agora para o futuro", concluiu.
A ideia de semipresidencialismo defendida por Temer implica uma estrutura onde o presidente da República compartilha o Poder Executivo com um primeiro-ministro, que é responsável perante o parlamento.
Veja a entrevista:
O evento
O XII Fórum de Lisboa, realizado de 26 a 28 de junho, abordará o tema "Avanços e Recuos da Globalização e as Novas Fronteiras: Transformações Jurídicas, Políticas, Econômicas, Socioambientais e Digitais". O evento reúne autoridades e especialistas de diversas áreas para analisar as mudanças e os desafios contemporâneos que impactam o cenário global.