MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Na Câmara, ministro Barroso defende semipresidecialismo para 2026
Sistema de governo

Na Câmara, ministro Barroso defende semipresidecialismo para 2026

Presidente do TSE defende a mudança no sistema de governo desde 2006. Proposta foi elogiada por Gilmar Mendes.

Da Redação

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Atualizado às 10:42

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, defendeu nesta segunda-feira, 5, em seminário na Câmara, mudança do sistema de governo para o semipresidencialismo em 2026.

Neste sistema, explicou o ministro, o presidente é escolhido pelo voto e indica o primeiro-ministro para cuidar do varejo da política.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

(Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Proposta antiga

Há anos Barroso defende a mudança no sistema de governo. Quando ainda advogado, em 2006, S. Exa. publicou, na Revista de Direito do Estado, uma proposta de reforma política para o Brasil (Luís Roberto Barroso, A Reforma Política: uma proposta de sistema de governo, eleitoral e partidário para o Brasil, Revista de Direito do Estado 3:287, 2006)A proposta era de que a reforma fosse adotada para a eleição de 2014.

No trabalho, Barroso enfatizou que, com o semipresidencialismo, "neutralizam-se, assim, dois problemas crônicos do presidencialismo no Brasil: a presidência imperial, plenipotenciária e autoritária, de um lado, e a instabilidade política do Governo, por outro lado, nas hipóteses em que o desgaste político faz erodir seu fundamento de legitimidade".

Destacou, ainda, que "incrementa-se a responsabilidade política do parlamento, que já não poderá se ocupar apenas da crítica, mas deverá participar também da construção do Governo".

Na ocasião, o professor Barroso anotou:

"Se há especial incidência de desvios no ambiente da política, não se deve supor que esse fato se deva a circunstâncias pessoais de quem a ela se dedica. Todo ser humano traz em si o bem e o mal. A vida civilizada e a ética procuram potencializar o bem e reprimir o mal. O sistema político brasileiro, por vicissitudes diversas, tem funcionado às avessas: exacerba os defeitos e não deixa florescerem as virtudes."

Barroso crê que tal proposta deve ser adotada fora de contextos de crise e de contextos eleitorais. Confira a íntegra do trabalho:

Tema no STF

Em matéria feita por Migalhas em 2018, divulgamos o referido trabalho acadêmico do ministro, quando havia um caso em pauta no STF. 

Era o MS 22.972, que discutia a possibilidade de um sistema presidencialista ser alterado para o parlamentarismo por meio de emenda constitucional.

Mas o processo foi extinto sem resolução de mérito pelo relator Moraes porque, naquele mesmo ano, foi formulado pedido de desistência pelos autores do mandado.

Ao publicar nesta segunda-feira em seu Twitter a recente proposta, Barroso relembrou a matéria migalheira:

 (Imagem: Reprodução/Twitter)

(Imagem: Reprodução/Twitter)

Encômios

A proposta recebeu elogios do ministro Gilmar Mendes, que cumprimentou Barroso em seu Twitter "pela importante defesa da proposta de semipresidencialismo".

 (Imagem: Reprodução/Twitter)

(Imagem: Reprodução/Twitter)

Ele destacou que, em conjunto com Michel Temer e o professor Manoel Gonçalves, desde 2017, cultivam "essa alternativa para a superação dos déficits de governabilidade do modelo atual".

De acordo com Gilmar, as sucessivas crises do atual sistema, com incansáveis invocações de impeachment, reclamam uma reforma que garanta a co-responsabilidade do Congresso Nacional nos deveres de Governo. "Representatividade e governabilidade podem andar juntas."

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA