No mercado de trabalho contemporâneo, os escritórios jurídicos estão cada vez mais focados na contratação de profissionais de secretariado que possuam um perfil diferenciado. Além das habilidades técnicas tradicionais, como organização e gestão de documentos, há uma crescente demanda por soft skills, termo utilizado por profissionais de recursos humanos para definir as habilidades comportamentais, como relacionamento interpessoal, capacidade de resolução de problemas e iniciativa proativa.
Estas características são consideradas essenciais para lidar com as altas demandas e a complexidade dos ambientes jurídicos modernos, onde a eficiência e a excelência no atendimento ao cliente são imperativas. Profissionais que conseguem antecipar necessidades, coordenar agendas complexas e manter um alto padrão de serviço ao cliente são altamente valorizados.
Para atender a essa necessidade crescente, a contadora, especialista em Controladoria e Finanças, CEO e fundadora da BM Finance Group, Beatriz Machnick e a advogada Paloma Tavares organizaram o curso online ao vivo chamado "Encantamento do Cliente", que foi realizado no mês de maio, com o objetivo de capacitar profissionais de secretariado e recepção em estratégias avançadas de comunicação e organização dentro do contexto jurídico.
"Estamos observando uma mudança significativa nas expectativas em relação aos profissionais de secretariado nos escritórios de advocacia", diz Beatriz Machnick. "Hoje em dia, as soft skills são tão importantes quanto as habilidades técnicas. O curso 'Encantamento do Cliente' visa equipar os participantes com as habilidades necessárias para não apenas gerenciar eficientemente as tarefas diárias, mas também para criar experiências excepcionais para os clientes. Um diferencial deste curso é justamente que ele pode ser ministrado de maneira exclusiva para escritórios que tenham interesse em capacitar a equipe e busquem atendimento personalizado e de excelência."
A advogada Areta Fernanda da Camara, sócia gestora do Sutti Advogados Associados, presidente da comissão de direito previdenciário da OAB de Jundiaí e coordenadora adjunta do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, fez o curso "Encantamento do Cliente", realizado em maio e o classificou como inovador. "É um curso qualificado, moderno, atualizado com as necessidades e as dores reais da advocacia." Areta também frisou que é uma formação sólida, pautada em experiências reais, que alia teoria e prática, mostrando planos de ação necessários e oferecendo as ferramentas que devem ser usadas para se ter êxito nos escritórios jurídicos. "É preciso ter habilidades muito específicas para ser um profissional do secretariado, é necessário ter seriedade, comprometimento e foco, além de empatia, escuta ativa para entender a dor do cliente e ter habilidades de comunicação, sendo flexível aos problemas, tendo uma dinâmica ágil perante os desafios diários", explicou Areta.
Para a advogada Paloma Tavares, uma das ministrantes do curso "Encantamento do Cliente", a iniciativa "enfatiza não apenas a eficiência operacional, mas também a construção de relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes. Profissionais de secretariado com habilidades proativas e uma abordagem orientada para o cliente têm um papel fundamental na reputação e no sucesso de um escritório de advocacia."