Migalhas Quentes

Battaglia & Pedrosa Advogados comemora 25 anos com visão de futuro

Fundador Remo Battaglia celebra crescimento do escritório "full servisse" que hoje conta com uma banca de 30 advogados.

24/6/2024

Um jovem estudante de Direito que começou sua carreira profissional em um renomado banco internacional não poderia imaginar que após 25 anos estaria celebrando seu sonho de ter um escritório de advocacia renomado, sólido e bem estruturado. Estamos falando do advogado Remo Battaglia, sócio fundador do escritório Battaglia & Pedrosa Advogados, que está completando 25 anos de atuação em diversas áreas do Direito.

Segundo o advogado, a sensação de relembrar o início de sua trajetória profissional é de gratidão e dever cumprido. "Comecei minha carreira trabalhando no Citibank, que era um banco muito conhecido naquela época e é até hoje. Depois de dois anos sai do banco e passei por vários escritórios de advocacia como estagiário. Quando me formei eu já trabalhava em um renomado escritório na área cível contencioso, mas eu tinha o sonho de ter meu próprio escritório. Foi então que eu e um outro colega de faculdade, Eduardo Kipman, que foi meu primeiro sócio, decidimos montar o escritório. Na época, tínhamos 25 anos de idade, jovens com alguma experiência no mercado", explica.

No início, os dois sócios alugaram uma casa em Moema e pegavam causas pequenas de pessoas físicas e jurídicas. Mas com o passar do tempo, por indicação de clientes e amigos o escritório foi expandindo e até mesmo os escritórios por onde Battaglia havia passado começaram a procurá-lo para que ele atendesse alguns de seus clientes.

"Na época a internet estava começando, mas nós preferimos um local que fosse possível colocar uma placa voltada para a rua achando que os clientes viriam nos procurar desta forma.  Rapidamente percebemos que o mais importante era a nossa reputação pessoal e profissional, pois ao ganharmos a confiança das pessoas elas nos procuravam e nos indicavam", lembra Battaglia.

Crescimento 

Battaglia conta que algum tempo depois ficou sozinho no escritório, pois seu sócio se mudou para o interior para trabalhar na direção de um hospital. "Em 2006, o Eduardo que era meu sócio na época saiu porque ele recebeu o convite para atuar como diretor do Hospital São Francisco. Quando ele saiu nós já estávamos em um outro imóvel, com mais estrutura e estávamos montando uma nova equipe, sendo que boa parte desse time está conosco até hoje. O mais antigo é o Paulo Pedrosa, que entrou como estagiário e foi crescendo até se tornar meu sócio no escritório", destaca o advogado.

De acordo com Pedrosa, muito do que ele aprendeu foi com Battaglia. "Fui estagiário por quatro anos e tenho muito orgulho de ter acompanhado o escritório desde o começo. Todas as estratégias que tivemos foi visando o crescimento, sempre buscando captar novos clientes e melhorar nossas relações internas e externas. Sempre foi assim e isso tem potencializado nosso crescimento ao longo desses 25 anos", ressalta.

Investimento em tecnologia

Pedrosa conta que ele e Battaglia sempre tiveram a preocupação de colocar o escritório na vanguarda. “Em uma época em que os processos ainda não eram digitalizados nós já fazíamos investimento na informatização do escritório. Antes da pandemia da Covid-19 a gente já trabalhava com sistemas que podiam ser acessados de qualquer parte do mundo e quando veio a pandemia nós estávamos preparados para trabalhar em home office. Da mesma forma a parte da inteligência artificial que a gente já vem trabalhando desde 2019. Isso nos permitiu aumentar nossa carteira de clientes e assumir contas cada vez maiores", explica.

Battaglia ressalta que além do investimento em tecnologia a aquisição de um andar em um prédio comercial na Vila Olímpia, em São Paulo, foi outro fator que permitiu um novo salto de crescimento. "Escolhemos um bairro empresarial para que pudéssemos estar mais perto dos clientes e com isso passamos a ter clientes maiores, rotinas de atendimento, uma estrutura organizacional com padrões e também passamos a investir em marketing. Nesta época dividimos nossa equipe por área de atuação, o que permitiu uma especialização maior do escritório, de acordo com o investimento intelectual de cada profissional".

Expansão para o interior

Com passos firmes em direção ao futuro, os sócios do escritório Battaglia & Pedrosa começaram a pensar em uma expansão para o interior. "Sempre tivemos a visão de ter uma filial para atender um mercado com espaço para crescimento. Quando ganhamos a licitação para assumir o departamento jurídico da Unimed decidimos abrir uma filial na região de Sorocaba. Como nosso escritório já estava preparado com ferramentas modernas de inteligência artificial e de fluxo de trabalho, isso possibilitou que assumíssemos a carteira e pudéssemos receber um contingente grande de processos, resolvendo de forma eficiente e organizada para atender todas as exigências de uma atividade tão regulada como é a médico hospitalar", observa Pedrosa.

Preparação para o futuro

De acordo com Battaglia, ver o escritório consolidado após 25 anos de atuação proporciona uma sensação de dever cumprido. "Ter conduzido o escritório até aqui é uma alegria e queremos festejar todas as conquistas com nossos clientes, colaboradores e amigos. Tivemos um crescimento contínuo e hoje temos um escritório sólido. Essa estabilidade é um dos maiores diferenciais do Battaglia & Pedrosa. Felizmente temos uma história de sucesso para contar", comemora.

Para o futuro, o advogado tem uma visão de investir cada vez mais em processos e na formação de futuros sócios. "Chegamos em um ponto muito interessante em que conseguimos reunir alguns pilares que vão embasar nosso futuro, tanto na parte administrativa, de tecnologia e a nossa equipe que estamos sempre investindo para que eles se especializem cada vez mais. Temos um plano de carreira muito bem definido para que as pessoas tenham previsibilidade e possam evoluir na carreira, pois isso é muito importante para retermos talentos", completa.

Para Pedrosa, o próximo passo é o investimento em branding, visando destacar a marca da figura dos sócios. "O caminho natural do crescimento é o fortalecimento de marca para que o escritório possa perpetuar. Precisamos preparar a empresa para quando nós não estivermos mais aqui e por essa razão criamos um plano de carreira previsível e factível. Buscamos um crescimento consistente e contínuo tanto em São Paulo, quanto na região de Sorocaba, e nas próximas décadas vamos trabalhar neste sentido", conclui.

Paulo André Pedrosa e Remo Battaglia.(Imagem: Divulgação)

Equipe do escritório Battaglia & Pedrosa Advogados.(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024