Migalhas Quentes

Não cabe recurso contra alerta do sistema do STJ, fixa Corte Especial

Ministro Og Fernandes esclarece que alerta é mera indicação da previsão legal sobre a forma de impugnar decisões, em respeito ao princípio da cooperação.

24/6/2024

A Corte Especial do STJ decidiu, por unanimidade, que não cabe discutir em recurso o alerta incluído pela vice-presidência do Tribunal em algumas decisões sobre a admissibilidade do recurso extraordinário. Esse alerta visa atender ao princípio da cooperação e evitar equívocos frequentes em matérias de RE.

A decisão foi tomada após uma parte, em vez de contestar o fundamento da decisão que negou seguimento ao seu recurso extraordinário, questionou a informação trazida no alerta.

O RE foi negado pelo vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes, com base no Tema 181 da repercussão geral. O STF definiu nesse tema que "a questão do preenchimento dos pressupostos de admissibilidade de recursos da competência de outros tribunais tem natureza infraconstitucional".

O ministro Og Fernandes esclareceu que, na análise preliminar da viabilidade dos REs, deve-se negar seguimento aos que discutem questões sem repercussão geral reconhecida pelo STF, conforme o artigo 1.030, I, "a", do CPC.

Após a decisão, o ministro registrou um alerta apontando que, "contra decisões que negam seguimento a recurso extraordinário, não é cabível agravo em recurso extraordinário, conforme o parágrafo 2º do artigo 1.030 do CPC".

A parte interpôs agravo interno, sustentando que seria cabível o agravo em recurso extraordinário, pois o STF teria a competência "definitiva e exclusiva" para analisar a admissibilidade do RE. Argumentou que o artigo 1.030 do CPC deveria ser interpretado conforme a Constituição para assegurar a última palavra ao STF e ao STJ sobre a admissibilidade dos respectivos recursos.

STJ nega recurso contra alerta de não cabimento de RE no sistema.(Imagem: Lucas Pricken/STJ)

Mera indicação de previsão legal

O ministro Og Fernandes afirmou que o alerta é uma mera indicação da previsão legal sobre o meio adequado para impugnar decisões que negam seguimento aos REs, conforme o artigo 1.030, I, "a", do CPC.

O alerta tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento célere e adequado do processo e ampliar a compreensão de todos os atores processuais, em consonância com o artigo 6º do CPC, que determina a cooperação entre todos os sujeitos do processo para se obter uma decisão de mérito justa e efetiva em tempo razoável.

Como o alerta não tem conteúdo decisório, permanece preservado o direito da parte de recorrer da forma que considerar adequada.

No entanto, no agravo interno submetido à Corte Especial, a parte não impugnou o único fundamento adotado para negar seguimento ao RE, relacionado ao Tema 181. O ministro destacou que, em tal situação, incide a Súmula 182 do STJ, que exige impugnação específica dos fundamentos da decisão agravada.

Veja a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

95% dos recursos ao STF contra decisões do STJ são negados ou inadmitidos

21/11/2023
CPC na Prática

A inadmissibilidade do recurso especial ou extraordinário e único recurso cabível o agravo contra despacho denegatório (art. 1.042 do CPC). Ausência de efeito interruptivo dos embargos de declaração opostos contra a decisão de inadmissibilidade do recurso

14/9/2023
Migalhas de Peso

Do agravo em recurso especial e em recurso extraordinário

30/5/2017

Notícias Mais Lidas

TST: Declaração de renda garante acesso automático à Justiça gratuita

17/12/2024

Juiz fixa honorários em R$ 15 em ação contra plano de saúde

16/12/2024

Advogado interrompe e juíza rebate: "preferia que eu ficasse servindo"

16/12/2024

Juiz manda derrubar música de Adele por plagiar música cantada por Martinho da Vila

16/12/2024

Empregada receberá R$ 30 mil por ter de mostrar mamas a superiora

16/12/2024

Artigos Mais Lidos

O papel do Direito Notarial no mercado de créditos de carbono: Uma base para sustentabilidade e confiança

17/12/2024

PERSE – Alterações do programa emergencial de retomada do setor de eventos

17/12/2024

Prostatectomia robótica: Benefícios clínicos e cobertura pelos planos de saúde

16/12/2024

A legalidade e a assertividade na penhora de conta escrow: Análise do acórdão no AI 2250450-89.2024.8.26.0000

17/12/2024

Dívida médica nos EUA e visto negado, como reverter essa situação?

17/12/2024