Migalhas Quentes

FAS Advogados, in cooperation with CMS anuncia nova sócia

Elise Calixto é a nova sócia responsável pela área de Energia do escritório.

7/6/2024

Elise Calixto, com mais de 15 anos assessorando empresas nacionais e estrangeiras no setor elétrico, é a nova sócia responsável pela prática de Energia do FAS Advogados, in cooperation with CMS.

Paulo Focaccia, managing partner do escritório, destaca que a experiência da nova sócia inclui atuação em casos complexos e proeminentes, nos quais assessorou players relevantes durante as inúmeras mudanças que o mercado enfrentou nos últimos anos. "Elise vem se destacando na defesa de companhias das áreas de geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia em processos administrativos, judiciais e arbitrais. Além disso, prestou serviços de consultoria para empresas, oferecendo análises detalhadas de contratos e questões regulatórias, bem como assessoria jurídico-regulatória na implementação de projetos de energia", completa.

De acordo com Focaccia, o fortalecimento da área se dá porque o setor de energia está em ebulição devido à perspectiva de um aumento significativo na capacidade instalada de geração de energia, com um crescimento expressivo de fontes renováveis além da hidráulica. Esse cenário traz desafios na conexão desses empreendimentos. "A interação entre os diferentes segmentos do setor apresenta desafios para conciliar pleitos e entender o impacto das decisões no mercado de energia", explica Elise. Segundo ela, os agentes deste tema enfrentam uma regulação específica em constante revisão, além dos princípios e regras do Direito Público e Privado, exigindo uma análise ampla e profunda para a definição de condutas regulares e a identificação de oportunidades.

Neste contexto, a necessidade de uma área especializada torna-se evidente. Além disso, segundo a nova sócia, diversos projetos de lei de grande impacto, que podem ser aprovados nos próximos meses, abordam regras para concessão de incentivos, ampliação do acesso ao mercado livre de energia, alterações para empreendimentos de MMGD, eólicas offshore, produção de hidrogênio, entre outros. A atuação mais enérgica do TCU sobre as atividades da Aneel também impacta a análise de risco dos projetos em operação. Esses fatores indicam grandes investimentos no setor, acompanhados de mudanças legislativas e regulatórias.

Elise é graduada em Direito pela USP, com especialização em Direito Administrativo dos Negócios pela FGV e em Legal Reasoning Law pela Harvard Extension School. Seu trabalho tem sido reconhecido pelos principais diretórios jurídicos no Brasil e no mundo, como Chambers and Partners Global, Chambers and Partners Brazil e Análise Advocacia.

"Estou muito confiante e preparada para o desafio de desenvolver a área de Energia e encontrei no FAS um escritório não só com a mesma ambição de atender os clientes com excelência, mas também com uma cultura de respeito e de cooperação entre os profissionais e para com os clientes. A minha experiência e a visão global que temos nos permitirão ser um time facilitador de novos negócios, com a apresentação de diferentes opções com base naquilo que já foi e vem sendo praticado em mercados mais maduros", destaca Elise.

"Além de sua excepcional experiência, Elise demonstrou uma grande sinergia e alinhamento com a cultura e os valores do FAS. Sem dúvida, ela agregará muito a uma equipe já habituada a buscar excelência em tudo o que faz", conclui Focaccia.

Elise Calixto é a nova sócia da área de Energia do FAS Advogados, in cooperation with CMS.(Imagem: Divulgação )

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Cacau Show indenizará homem que passou por "reconhecimento peniano" após acusação de importunação

13/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Desembargadora suspende limite de processos de advogado do Correios com burnout

13/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

CNJ pede explicações a magistradas que negaram aborto a menina de 13 anos vítima de estupro

13/7/2024

Artigos Mais Lidos

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Pix: Bloqueio em cadeia de contas pode reduzir golpes

13/7/2024

Linguagem simples é tendência, mas sofre resistências

14/7/2024

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024