Migalhas Quentes

Advogado da SiqueiraCastro participa de debates jurídicos em Portugal

Thiago de Oliveira, sócio da área de Direito Público e Regulatório da SiqueiraCastro, participou como painelista e debatedor em eventos realizados em Portugal, juntamente com renomados juristas brasileiros e portugueses.

29/5/2024

Entre os últimos dias 13 e 16/5, Thiago de Oliveira, sócio da área de Direito Público e Regulatório da SiqueiraCastro, foi um dos palestrantes dos seminários sobre os "Novos rumos do Processo Administrativo" e sobre a "Abrangência do Princípio da Igualdade", este último em homenagem ao professor Jorge Miranda, todos organizados pelas Faculdades de Direito das Universidades de Lisboa, de Coimbra, do Porto e pelo grupo de Direito Administrativo do Rio de Janeiro. Os eventos foram realizados em Portugal.

Na ocasião, ocorreram debates envolvendo juristas brasileiros e portugueses. Thiago de Oliveira foi painelista e debatedor em todos os eventos realizados, contribuindo com reflexões acerca do caráter regulador do processo administrativo sancionador e sobre a aplicação do princípio da igualdade no direito constitucional.

"Os congressos jurídicos, ocorridos em Portugal, contaram com reflexões importantes sobre alterações no âmbito do processo administrativo. No Brasil, o projeto de lei 2.481/22, em trâmite no Senado Federal, visa reformar a lei 9.784/99 (lei do processo administrativo federal), conferindo maior pragmatismo e consensualidade na seara do contencioso administrativo nacional", comentou.

Thiago de Oliveira (de terno cinza e gravata vermelha), ao lado de outros expositores do evento em Portugal. (Imagem: Divulgação Abreu Advogados)

Oliveira debateu relevantes insights com renomados juristas.(Imagem: Divulgação Abreu Advogados)

Oliveira transcorreu sobre a relevância dos assuntos debatidos, além de avaliar o impacto positivo do evento no contexto da relação jurídico-bilateral. "Sobre o princípio da igualdade, as discussões travadas, em homenagem ao professor Jorge Miranda, analisaram os desafios para aplicação efetiva desse princípio pelas Cortes Constitucionais brasileira e portuguesa. Os laços entre Brasil e Portugal são acadêmicos, comerciais e, acima de tudo, de afeto e amizade", frisou.

Oportunidade de reencontros

Nesse mesmo período, Thiago reuniu-se com os advogados Manuel Neves, Tiago Amaral e Ricardo Branco, sócios do Abreu Advogados, escritório e parceiro institucional da SiqueiraCastro.

Thiago reuniu-se com advogados do escritório tradicional e parceiro institucional da SiqueiraCastro.(Imagem: Divulgação Abreu Advogados)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024