Migalhas Quentes

RS: Justiça autoriza evacuação compulsória de moradores em área de risco

Equipes da Defesa Civil poderão solicitar reforço policial para retirar à força moradores que estão em áreas de alto risco de deslizamentos de terra e se recusam a deixar suas moradias.

14/5/2024

A Justiça do Rio Grande do Sul, por meio de uma decisão nesta segunda-feira, 13, autorizou a evacuação compulsória de moradores de áreas de risco em Caxias do Sul, região serrana do estado.

A medida foi motivada por uma ação do MP. Segundo a decisão judicial, as equipes da Defesa Civil estão autorizadas a solicitar reforço policial para remover à força os moradores que se encontram em áreas de alto risco de deslizamentos de terra e se recusam a deixar suas residências.

O Ministério Público justificou a ação devido à resistência encontrada pelas equipes de salvamento ao tentar retirar pessoas que vivem em locais de risco. Caxias do Sul já contabiliza oito mortes em decorrência de deslizamentos de terra desde a semana passada, causados pelas intensas chuvas na região. Uma moradora ainda está desaparecida.

Justiça autoriza evacuação compulsória de moradores em área de risco em município do RS.(Imagem: Antônio Machado /Fotoarena/Folhapress)

Na madrugada de hoje, foram registrados tremores de terra em quatro bairros de Caxias do Sul. A prefeitura informou que os tremores não representam perigo para a população, sendo apenas acomodações de rochas subterrâneas, um fenômeno comum no município.

A prefeitura também explicou que, devido ao excesso de chuva nas últimas semanas, pode haver aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água. No entanto, esses eventos não possuem capacidade de causar destruição, tranquilizando os moradores. Até o momento, não foram identificados grandes deslizamentos de terra nas proximidades onde os tremores foram sentidos.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Enchentes no RS: Facebook deve excluir post de Nego Di com fake news

12/5/2024
Migalhas Quentes

Comissões da OAB propõem medidas em prol de vítimas de enchentes no RS

11/5/2024
Migalhas Quentes

Enchentes no RS: Cade prorroga prazos para apresentação de defesa

11/5/2024

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024