A Justiça do Rio Grande do Sul, por meio de uma decisão nesta segunda-feira, 13, autorizou a evacuação compulsória de moradores de áreas de risco em Caxias do Sul, região serrana do estado.
A medida foi motivada por uma ação do MP. Segundo a decisão judicial, as equipes da Defesa Civil estão autorizadas a solicitar reforço policial para remover à força os moradores que se encontram em áreas de alto risco de deslizamentos de terra e se recusam a deixar suas residências.
O Ministério Público justificou a ação devido à resistência encontrada pelas equipes de salvamento ao tentar retirar pessoas que vivem em locais de risco. Caxias do Sul já contabiliza oito mortes em decorrência de deslizamentos de terra desde a semana passada, causados pelas intensas chuvas na região. Uma moradora ainda está desaparecida.
Na madrugada de hoje, foram registrados tremores de terra em quatro bairros de Caxias do Sul. A prefeitura informou que os tremores não representam perigo para a população, sendo apenas acomodações de rochas subterrâneas, um fenômeno comum no município.
A prefeitura também explicou que, devido ao excesso de chuva nas últimas semanas, pode haver aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água. No entanto, esses eventos não possuem capacidade de causar destruição, tranquilizando os moradores. Até o momento, não foram identificados grandes deslizamentos de terra nas proximidades onde os tremores foram sentidos.