Migalhas Quentes

TJ/MA afasta hipótese de overbooking e Tam não indenizará consumidora

Recurso da consumidora foi negado pelo TJ/MA, que considerou falta de provas da cliente sobre a negligência da empresa aérea.

28/4/2024

A 1ª turma Recursal do TJ/MA manteve decisão que negou pedido de consumidora para reparação por danos morais alegando que foi impedida de embarcar em voo por overbooking. O colegiado observou que a mulher que não compareceu ao voo, pois havia lugares disponíveis.

A consumidora alegava que a companhia aérea praticou overbooking, em razão da venda de passagem em quantidade acima da capacidade da aeronave. Por este motivo, solicitou o pagamento de indenização pelos danos materiais e morais suportados.

Ao analisar o caso, o juízo de 1º grau julgou improcedente os pedidos formulados pela consumidora, asseverando que a tese de overbooking não devia prosperar, uma vez que a companhia aérea, em sua defesa, demonstrou a existência de assentos disponíveis no voo objeto da ação.

Mulher não compareceu ao voo.(Imagem: Freepik)

Para a magistrada, restou demonstrado que, ao contrário do que relatado na peça inicial, a responsabilidade auferida foi única e exclusiva da consumidora que não compareceu no voo.

Inconformada, a consumidora recorreu. A relatora, Andrea Cysne Fronta Maia, observou que o caso não se trata de overbooking, mas de no show, que se refere ao não comparecimento da cliente no horário definido para embarque.

"Não obstante a isto, no que concerne a afirmação autoral que de que a empresa ré havia se negado a prestar amparo diante da situação, não juntou nenhuma prova que evidenciasse o alegado."

Por este motivo, negou provimento ao recurso, condenando a consumidora ao pagamento de honorários. 

A equipe do Rosenthal e Guaritá Advogados atuou na defesa da companhia aérea. 

Veja a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Azul indenizará passageiros por atraso de 9 horas causado por overbooking

6/12/2023
Migalhas Quentes

Azul indenizará família que precisou fretar avião após overbooking

13/9/2023
Migalhas Quentes

Decolar não é responsável por ressarcimento de passagens a clientes

7/12/2022
Migalhas de Peso

Atraso de vôo (overbooking) e extravio de bagagem

12/7/2021

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024