Migalhas Quentes

AGU pede que STF apure posts de jornalista americano contra Moraes

Notícia de fato enviada à Corte informa divulgação de post com informações sigilosas do Inq 4.874, que apura atos antidemocráticos do 8 de janeiro.

23/4/2024

A AGU enviou ao STF notícia de fato pedindo a apuração de suposta ocorrência de crime contra o Estado Democrático de Direito e contra as instituições em razão da divulgação de informações sigilosas por meio da plataforma X (Twitter) por jornalista americano.

Em seu post, Michael Shellenberger divulgou informações sigilosas e fez acusações contra o ministro Alexandre de Moraes, a quem atribuiu medidas autoritárias e antidemocráticas.

A divulgação das informações seria referente ao inquérito que apura os atos antidemocráticos de 8 de janeiro que está sob segredo de Justiça.

Jornalista disse que Moraes exigiu ilegalmente que o Twitter revelasse detalhes pessoais de usuários.(Imagem: Reprodução/Youtube TEDx Talks)

No documento, a AGU solicita ao relator, ministro Alexandre de Moraes, que encaminhe as informações ao MPF para que o órgão, que tem competência constitucional para propor ações penais contra autores de delitos, avalie se houve, de fato, a existência de crime com a identificação das respectivas autorias.

As circunstâncias que embasam a notícia encaminhada ao STF foram a divulgação, no dia 3 de abril deste ano, dos chamados "Twitter Files". Trata-se de um conjunto de e-mails trocados por funcionários da rede social X nos quais eles discutem o conteúdo de decisões sigilosas da Justiça brasileira a respeito de assuntos como a exclusão de fake news sobre urnas eletrônicas e ataques aos ministros da Suprema Corte.

As informações sigilosas foram postadas pelo jornalista americano Michael Shellenberger em seu perfil no X. Em seu post, Shellenberger também faz acusações contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, a quem atribui medidas autoritárias e antidemocráticas.

Investigações comprometidas

Para a AGU, a divulgação via X dos conteúdos dos e-mails sem as respectivas autorizações judiciais comprometeram as investigações em curso no STF e TSE sobre as condutas antidemocráticas ocorridas no Brasil que culminaram nos atos contra as sedes dos poderes da República em 8 de janeiro de 2023.

"Em um exame preliminar, é possível deduzir que os indícios dos ilícitos supostamente praticados podem ser extraídos do fato de que, em descompasso com determinação judicial, foram divulgadas informações classificadas, no âmbito de processos penais e eleitorais, como sigilosas", destaca a AGU na notícia.

"(Tal fato) atrai a este ente central (União) a pretensão de que sejam punidos criminalmente, na forma da Lei, os possíveis responsáveis pela prática das condutas eventualmente criminosas que venham a ser apuradas", acrescenta.

Informações: AGU.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Após críticas de Musk a Moraes, AGU defende regulamentação das redes

8/4/2024
Migalhas Quentes

“Problema no e-mail”: Fundador do Telegram pede desculpas ao STF

19/3/2022
Migalhas Quentes

Moraes manda bloquear perfis no Telegram sob pena de suspensão do app

26/2/2022
Migalhas Quentes

Moraes ordena buscas em inquérito sobre fake news contra o STF

16/4/2019

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024