MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça do Trabalho não aceita validade da terceirização, diz Moraes
STF x Justiça do Trabalho

Justiça do Trabalho não aceita validade da terceirização, diz Moraes

Ministro afirmou que TRT da 4ª região ignorou lei que regula transportadores autônomos, desrespeitando posição do STF a respeito da competência da Justiça comum para analisar o caso.

Da Redação

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Atualizado às 17:08

Durante julgamento de reclamação na 1ª turma do STF, ministro Alexandre de Moraes criticou a decisão do TRT da 4ª região que reconheceu vínculo empregatício de um motorista com uma empresa de transportes, ignorando precedentes do Supremo sobre terceirização e competência.

Segundo o ministro, o tribunal do trabalho "simplesmente não analisou" que o contrato havia sido firmado com base na lei 11.442/07, que regula as relações comerciais de transportadores autônomos, ignorando a ADC 48, ao desconsiderar a legalidade da terceirização no setor de transporte, decisão já validada pelo Supremo.

S. Exa. destacou que parte da Justiça trabalhista persiste em rejeitar a terceirização, desrespeitando a posição do STF sobre a constitucionalidade da prática.

"O TRT-4 nem se deu ao trabalho de afastar a lei, simplesmente ignorou", afirmou Moraes, frisando que a situação é ainda mais grave por envolver contrato que permitia ao motorista realizar serviços para outras empresas, caracterizando-o como transportador autônomo.

Reafirmou que o Supremo na referida ADC determinou que a competência para analisar essas questões é da Justiça comum, e não da Justiça do Trabalho.

E alertou que, se o STF não reafirmar essa competência, haverá "enxurrada" de ações trabalhistas sobre o tema.

O ministro, novamente, criticou a postura do trabalhador que assina o contrato como prestador de serviços e depois recorre à Justiça do Trabalho.

"Assina o contrato, fazia, inclusive, frete internacional... E, na hora que o contrato vence, quer ser empregado".

Veja o momento:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...