Os Correios confirmaram que haverá concurso público para preenchimento de vagas de advogados ainda neste ano na estatal. A necessidade de profissionais desse tipo foi apontada a pedido do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e o número de vagas está em definição.
Segundo o presidente, é necessário defender o fortalecimento da área jurídica dos Correios. “Ao assumir a gestão da empresa, no ano passado, encontrei um passivo significativo de processos judiciais e a necessidade de aprimorar o controle sobre a gestão desses processos. De lá para cá, adotamos diversas medidas nesse sentido, como o acordo de cooperação com a Advocacia-Geral da União para melhoria do controle de processos”, afirma.
Os Correios também firmaram em 2023 um acordo com o TST para reduzir o número de processos que tramitam na Corte, estimulado a execução de projetos de prevenção de litígios, o gerenciamento de precedentes e o fomento da resolução consensual de controvérsias.
Outra iniciativa importante que envolveu o setor jurídico foi o acordo com o Ministério Público do Trabalho da 5ª região, assinado em fevereiro, por meio do qual a estatal se compromete a manter iniciativas, válidas em todo território nacional, para prevenir e punir assédio na empresa.
Ademais, a empresa afirmou que realizar concursos públicos é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa.
Segundo a atual gestão, "a criação de novos certames também é resultado do esforço conjunto da empresa e das federações representativas de empregadas e empregados durante as negociações o Acordo Coletivo de Trabalho. Além disso, é uma medida de fortalecimento da estatal, que foi retirada da lista de privatizações pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro dia de governo".
Confira abaixo o cronograma previsto do concurso público dos Correios:
- Até julho – Planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada;
- Agosto – Contratação da banca;
- Setembro – Edital do concurso;
- Dezembro – Início das contratações.