Migalhas Quentes

Aluno de Direito excluído de cotas raciais por comissão processa USP

Comissão de heteroidentificação discordou da autodeclaração do estudante que se considera pardo.

1/3/2024

Estudante aprovado, por cotas raciais, no curso de Direito da USP ajuizou ação contra a Universidade após comissão de heteroidentificação retirá-lo da vaga por entender que o aluno não seria pardo.

Glauco Dalalio do Livramento foi aprovado em primeira chamada no Provão Paulista, um vestibular exclusivo para alunos da rede pública. O candidato concorreu na modalidade de reserva de vagas para egressos do ensino público e autodeclarados PPIs (pretos, pardos e indígenas). 

O estudante declarou-se pardo, mas a comissão de heteroidentificação discordou da manifestação após avaliar fotografia e realizar chamada de vídeo durante um minuto com o candidato.

Glauco Dalalio do Livramento não foi considerado pardo por comissão de heteroidentificação da USP.(Imagem: Reprodução/Folha de S.Paulo.)

No parecer, a comissão afirmou que Glauco tem pele clara, boca e lábios afilados, cabelo liso, não apresentando fenótipo de pessoa negra.

Alcimar Mondillo, advogada do jovem, em declaração à Folha de S.Paulo, disse que entrou com pedido de liminar para reativar matrícula de Glauco, pois entendeu que o procedimento de averiguação realizado pela USP foi ilegal e inconstitucional. 

A causídica argumentou que o encontro virtual prejudicou o canditado. Ademais, ressaltou que “presencialmente os membros da comissão têm a real possibilidade de averiguar os aspectos fenotípicos que o tornam apto à vaga reservada pelas cotas raciais”.

391051

Também na medicina

Situação semelhante ocorreu, nesta semana, com outro estudante autodeclarado pardo e aprovado, por sua vez, no curso de medicina da USP também a partir do Provão Paulista.

A matrícula de Alison dos Santos Rodrigues foi cancelada após sua autodeclaração racial ser rejeitada pela comissão de heteroidentificação.

Alison dos Santos Rodrigues também perdeu a vaga após comissão de heteroidentificação da USP não considerá-lo pardo.(Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

O jovem, que viajou por cinco horas até a faculdade para participar do primeiro dia de aula, só soube da sua desqualificação ao chegar na Universidade.

Alison afirmou ao jornal O Globo que uma análise presencial da comissão deveria ter sido realizada e que sua família pretende ajuizar ação contra a USP.

Averiguação

Segundo diretrizes da USP, candidatos selecionados pelo Provão Paulista tem a autodeclaração racial aferida de forma virtual. No caso dos aprovados pela Fuvest, a averiguação é feita presencialmente.

A Universidade afirma que a avaliação presencial não é destinada a todos os candidatos pois isso demandaria um calendário de bancas incompatível com o dos vestibulares. Ademais, afirmou que a averiguação online garante que candidatos fora de São Paulo consigam participar do certame.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Alunos da Faculdade de Direito da USP aderem à greve por falta de professores

26/9/2023
Migalhas Quentes

Aluno da 1ª turma de cotistas da USP conta experiência universitária

7/8/2023
Migalhas Quentes

Estudante excluída por heteroidentificação consegue matrícula na UFMG

22/5/2023
Migalhas Quentes

STF decide se universidade pode reservar vagas a alunos do Estado

19/4/2023
Migalhas Quentes

Ex-alunos da USP criam projeto de desenvolvimento para estudantes de baixa renda

5/3/2021

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024