De cunho prático e linguagem acessível, a 9ª edição da obra "Curso Básico de Direito Arbitral - Teoria e Prática" (Juruá - 290p.), de Joaquim de Paiva Muniz, do escritório Trench Rossi Watanabe, é um manual que pode ser utilizado facilmente por aqueles que estão acostumando ao mundo arbitral.
"Uma pergunta que se pode fazer, diante desta obra, é a seguinte: por que ler mais um livro sobre arbitragem, se já existem tantos trabalhos, muitos de alta qualidade?
De fato, há ótimos tratados sobre arbitragem e comentários à lei, bem como excelentes livros com uma visão resumida da matéria, sem contar as várias teses de mestrado e doutorado, de enorme relevância, aprofundando temas específicos.
Este livro, contudo, procura suprir um nicho específico da bibliografia de arbitragem: um manual que possa ser utilizado facilmente por aqueles que ainda estão se acostumando ao mundo arbitral, mas que contenha o resultado de grande parte das pesquisas necessárias para a advocacia na área.
Uma obra de cunho prático e com linguagem acessível, destinada a todos os profissionais que venham a atuar em processos arbitrais, sejam eles especialistas ou não em arbitragem. Se pudéssemos resumir o propósito deste livro, seria servir como referência para que alguém, participando de arbitragem, possa encontrar, rapidamente, uma resposta direta e didática para as questões que venha a enfrentar e que possa achar de pronto o resultado de uma pesquisa sobre tema relacionada ao assunto." O Autor
Sobre o autor
Joaquim de Paiva Muniz é sócio do Trench Rossi Watanabe. Lidera o grupo de métodos extrajudiciais de resolução de conflito, com foco em Arbitragem e Mediação. Além disso, tem atuação consultiva, com vasta experiência em M&A, contratos de infraestrutura, mineração e regulação de petróleo e gás natural.
Ganhador:
- Danilo Cardoso Lauton, de Araguari/MG.