Migalhas Quentes

Presidente do IAB recebe Colar do Mérito Judiciário do TJ/RJ

A solenidade aconteceu na última sexta-feira e foi conduzida pelo presidente do TJ/RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que concedeu a honraria a outras 40 personalidades.

12/12/2023

No Dia da Justiça, celebrado na última sexta-feira, 8, o presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches, foi condecorado com o Colar do Mérito Judiciário pelo TJ/RJ, em cerimônia realizada no plenário da Corte. A homenagem é direcionada àqueles que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Judiciário fluminense.

Cerimônia de entrega do Colar do Mérito Judiciário.(Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

Sanches afirmou que receber a comenda é motivo de felicidade e “representa o reconhecimento público do Judiciário ao trabalho histórico do IAB no aprimoramento da cultura jurídica nacional e do sistema de justiça, como meio para alcançar o pleno acesso à prestação jurisdicional em um ambiente democrático sólido e voltado à justiça social”.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJ/RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que concedeu a honraria a outras 40 personalidades. Na abertura do evento, o magistrado ressaltou que o Dia da Justiça não é apenas um marco no calendário de eventos, mas também uma convocação para reflexão sobre a importância da justiça para a sociedade.

“O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro está consciente das responsabilidades que tem, especialmente aquelas que visam à modernização do sistema de justiça em prol da eficiência, sem esquecer sua responsabilidade com o social e com a sustentabilidade”.

A solenidade também contou com as presenças do governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, do ministro do STF e membro do IAB Cristiano Zanin, do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, do conselheiro do CNJ desembargador Mauro Martins e do presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, entre outras autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Ao discursar em nome de todos os agraciados, Rodrigo Pacheco destacou a importância da união dos Três Poderes da República.

“Nós devemos estar irmanados dentro de um propósito comum de construção civilizatória do nosso País”. De acordo com o presidente do Congresso, não é possível mais comportar divisões e intolerância: “O Brasil clama por mais justiça social e mais progresso. O Brasil clama por mais ordem”.

Também compuseram a mesa de honra da cerimônia a 2ª vice-presidente do TJ/RJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães; os ministros do STJ Benedito Gonçalves, Marco Aurélio Bellizze e Messod Azulay Neto; os senadores David Alcolumbre e Weverton Rocha; o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Oliveira Mattos de Souza; o presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento; o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vereador Carlos Caiado, e a  presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Haddad.  

Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ/RJ.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024