No próximo dia 12, no Pontão do Lago Sul, em Brasília, às 19h, acontece o lançamento da obra "Direitos e Democracia - 10 anos do Ministro Luís Roberto Barroso no STF" (Editora Fórum - 900p.), coordenada por Aline Osorio, Patrícia Perrone Campos Mello e Luna van Brussel Barroso. Durante o evento, será divulgada, também, a "Revista da AGU", com o título "Dossiê: Dez anos do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal", coordenada por João Carlos Souto, Aline Osorio, Patrícia Perrone Campos Mello e Luna Van Brussel Barroso.
A "Revista da AGU - Dossiê: Dez anos do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal" traz artigos científicos inéditos que tratam do legado do ministro para o Direito Constitucional em sua atuação como magistrado, na advocacia pública e privada, e ainda na sua produção acadêmica. O Dossiê reúne artigos que abordam temas que marcam a atuação do ministro no STF, como a efetividade das normas constitucionais, a proteção dos direitos fundamentais, o direito à igualdade de gênero e a concepção de um direito humano e fundamental ao meio ambiente equilibrado.
Publicada trimestralmente pela Escola Superior da Advocacia-Geral da União, a revista é uma publicação acadêmica de artigos científicos nas áreas da advocacia pública, direito público e gestão pública com classificação A2 pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Publicação da Editora Fórum, a obra "Direitos e Democracia", é uma coletânea de artigos escritos por ministros, juristas nacionais e estrangeiros, assessores e ex-assessores que acompanharam de perto a atuação do ministro Luís Roberto Barroso nos seus 10 anos de STF.
O livro apresenta análises críticas e reflexões sobre contribuições e casos de destaque em que o ministro atuou no STF e no TSE, oferecendo uma perspectiva única sobre o impacto de sua atuação sobre o desenvolvimento do Direito Constitucional contemporâneo. Trata-se de uma valiosa fonte de informações para estudantes, pesquisadores e profissionais do direito interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a jurisprudência constitucional e a atuação do STF na última década.