Migalhas Quentes

Advogadas comentam decreto que regula certificação de entidades sociais

Segundo especialista, os requisitos para obtenção de certificação e fruição da imunidade de contribuições trouxeram mais clareza para o processo.

6/12/2023

O decreto 11.791/23, que regulamenta a Cebas - Certificação de entidades beneficentes de assistência social e os procedimentos relacionados à imunidade de contribuições à seguridade social, foi publicado recentemente. A norma detalha os requisitos para a certificação das entidades beneficentes, esclarecendo critérios e procedimentos, além de abordar 23 pontos da lei complementar que dependiam de regulamentação para eficácia plena.

A certificação Cebas é um dos documentos exigidos pela Receita Federal, para que a entidade sem fins lucrativos usufrua de isenções e contribuições sociais, tais como a parte patronal da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento, e a CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Segundo o decreto, a certificação das entidades beneficentes será concedida às pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que prestem serviços nas áreas de assistência social, saúde ou educação. Além disso, é necessário atender, ao mesmo tempo, os seguintes requisitos para ultilizar do serviço:

Segundo a a advogada Flavia Regina de Souza Oliveira, sócia do escritório Mattos Filho, “os requisitos para obtenção de certificação das entidades beneficentes e fruição da imunidade de contribuições à seguridade social foram detalhados e trouxeram mais clareza para o processo”.

Ao revogar o decreto anterior, a iniciativa representa um avanço significativo, estabelecendo critérios, procedimentos, trâmites e documentos necessários à comprovação de requisitos. Segundo a advogada Juliana Ramalho, sócia do escritório Mattos Filho, “esse marco regulatório imprime transparência e segurança jurídica ao processo de certificação para entidades beneficentes atuantes nas áreas da saúde, educação e assistência social”, finaliza.

Decreto regulamenta certificação para entidades beneficentes.(Imagem: Freepik.)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Análise: Lei do Cebas gera confusão de perdão de dívidas tributárias

26/3/2022
Migalhas Quentes

STF julgará a partir do dia 18 caso de imunidade de entidades beneficentes

9/12/2020
Migalhas Quentes

MEC suspende prazo para instituições de ensino superior apresentarem relatório da CEBAS

13/4/2020

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024