Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Propriedade Imaterial"

1/6/2007


Sorteio de obra

Migalhas teve a honra de sortear a obra "Propriedade Imaterial" (384 p) organizada por Eliane Yachouh Abrão e generosamente doada pela Editora Senac São Paulo. Confira abaixo o nome dos ganhadores.

Sobre a obra:

Em parceria com a Editora Senac, a Comissão Especial de Propriedade Imaterial da OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo está lançando uma coletânea de artigos de especialistas nesta área do Direito, onde discutem, entre outros temas, direito de autor, propriedade industrial e direito da personalidade, entre outros temas marcas, antecipação de tutela na proteção da propriedade industrial, lei de inovação, licenças compulsórias, avaliação de bens intangíveis, proteção penal aos direitos de propriedade intelectual, prescrição da propriedade industrial, direitos conexos de empresas fonográficas e de radiodifusão, direitos de imagem, publicidade comparativa, danos morais.

A obra está dividida em duas grandes seções. A primeira contém artigos relatados por membros da Comissão que analisaram todas as opiniões colhidas em reuniões e em debates virtuais. Na segunda, há resumos das palestras realizadas na OAB-SP, algumas delas de repercussão nacional, realizados por seus próprios coordenadores. O livro tem apresentação do presidente licenciado da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, e do diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) e ex-presidente da OAB, Rubens Approbato Machado.

Conforme Eliane Abrão, presidente da Comissão Especial de Propriedade Imaterial, os artigos e os resumos compõem uma obra coletiva, cujos direitos autorais foram doados para à OAB-SP. "Esse trabalho é resultado de um esforço qualitativo e de uma postura de vanguarda da atual gestão da Seccional paulista, que criou um espaço dedicado ao estudo e promoção dos direitos de autor, da propriedade industrial e, também, dos bens e direitos da personalidade, uma área com intenso crescimento nos últimos anos", afirma Eliane Abrão.

Para a presidente em exercício da OAB-SP, Márcia Regina Machado Melaré, essa obra coroa um trabalho, realizado nos últimos três anos, no qual a Seccional paulista vem contribuindo para ampliar e disseminar o debate dessa complexa temática. "Os textos vêm ampliar a base de dados acadêmica e bibliográfica sobre o assunto e acirram a reflexão sobre fronteiras da técnica, sobre questões importantes no mundo intelectual e corporativo. Há uma necessidade subsídios para balizar e sustentar intervenções que venham proteger os direitos de pessoas, empresas ou instituições que investem em pesquisa para produzir conhecimento, bens culturais e patrimônios intangíveis", diz.

Neste campo – assinala Rubens Approbato Machado – a OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo sai na frente, reunindo os mais renomados especialistas brasileiros em torno da promoção e do desenvolvimento dos direitos autorais e da propriedade industrial, que juntos formam os direitos da chamada propriedade intelectual, os quais, adicionados aos bens de personalidade, formam a propriedade imaterial. "Dentre os novos mercados de trabalho do advogado, o campo da propriedade imaterial, é sem dúvida, o mais atraente. Quem não usa um computador, não adquire CD ou DVD ou não discute as relações entre o direito à privacidade e o interesse público? Quem não reconhece marcas e seu valor na economia de mercado? Todas essas questões permeiam a propriedade imaterial, e encontram-se presentes no cotidiano do Judiciário nas sociedades modernas", destaca.

Sobre a organizadora:

Eliane Yachouh Abrão é formada e pós-graduada pela USP, com estágios e cursos de especialização na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi), Suíça, em 1983 e 1984; no Copyright Office/Library of Congress, Estados Unidos, em 1986 e 1995; no Queen Mary College, Inglaterra, em 1987; na Academia da Corte Internacional de Justiça, Holanda, em 1996. Primeira presidente da Comissão Especial da Propriedade Imaterial (Cepi) da OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo.

___________

Resultado:

  • Claudinéia de F. Redondo Segantin, do Itautec S.A., São Caetano do Sul/SP.
  • Willy Falcomer Filho, do escritório Leal & Falcomer Advogados Associados S/C, Uberlândia/MG.

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Empregada que negou registro para manter Bolsa Família pagará má-fé

27/3/2025

STJ: Pensionista de militar não tem direito adquirido à saúde

27/3/2025

Daniel Alves é absolvido pela Justiça da Espanha em caso de estupro

28/3/2025

"Repulsa de política", diz mulher que pichou "perdeu, mané" de batom

27/3/2025

RaiaDrogasil indenizará mulher mordida por gerente e chamada de "Neymar"

27/3/2025

Artigos Mais Lidos

O mais recente posicionamento do STJ sobre pedidos de condenação em danos morais sem a devida comprovação

27/3/2025

Quando Djokovic encontra concorrência: Tênis e antitruste

27/3/2025

A epopeia da advocacia para alcançar a gratuidade nas custas judiciais e a resistência do Judiciário

27/3/2025

Tobias Barreto e a folha dobrada

27/3/2025

O papel de notários e registradores no sistema brasileiro de precedentes

27/3/2025