Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "(in)Comunicabilidade de Haveres Societários entre Companheiros"

O objetivo da obra é analisar em que termos e condições pode vir a ocorrer (ou não) a comunicabilidade dos haveres societários entre companheiros.

8/11/2023

A obra "(in)Comunicabilidade de Haveres Societários entre Companheiros" (Dialética - 160p.), de autoria de Bernardo José Drumond Gonçalves, sócio do escritório Marcelo Tostes Advogados, tem o objetivo de analisar em que termos e condições pode vir a ocorrer (ou não) a comunicabilidade dos haveres societários entre companheiros.

A obra apresenta conteúdo atualizado referente ao tema.(Imagem: Arte Migalhas)

Foram primeiramente investigadas as variações na caracterização deste instituto jurídico, como um dos meios de constituição da família, distinto tanto do casamento, quanto do namoro. Além disso, foi analisado o alcance e aplicabilidade do direito intertemporal. No que concerne ao aspecto patrimonial, levou-se em consideração as opções legais de regimes de bens e do pacto de convivência, bem como o questionado "contrato de namoro", com as ponderações necessárias, em analogia com o memorando de entendimentos, como também a equiparação do direito sucessório entre companheiros e cônjuges, enfrentando-se as discussões inerentes a essa isonomia.

Adentrando-se especificamente na comunicabilidade de haveres, foram tratadas ambas as hipóteses: valorização da participação societária pretérita ao início da relação e de reinvestimento dos lucros percebidos durante a união estável. A importância desse estudo serve tanto para integrantes de sociedades empresárias, permitindo-se um conhecimento de eventuais riscos de alterações indesejadas no quadro societário e pagamento de haveres a terceiros, como para os companheiros, seja para, num aspecto, eliminar uma falsa expectativa de direitos, seja, para noutro, concretizá-la, de forma inequívoca, transparente e expressa, no pacto antenupcial e no testamento.

Sobre o autor

Bernardo José Drumond Gonçalves é o Coordenador Nacional do Setor Cível Estratégico do Marcelo Tostes Advogados desde setembro de 2020, com ampla experiência em ambientes multidisciplinares do direito, consultivo e contencioso, especialmente Cível Imobiliário, Empresarial, Sucessório, Familiar, Contratual e Societário, bem como gestão de Equipes. Graduado pela Faculdade de Direito Milton Campos (2006) e Especialista em Direito Processual pela PUC-MG (2008), Bernardo possui Mestrado em Relações Econômicas e Sociais pela Faculdade de Direito Milton Campos (2018).

-----

Ganhadora:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024