Migalhas Quentes

Ford indenizará cliente que comprou carro com defeito de fabricação

Magistrado afirmou que a autora tem "inexorável direito à restituição da quantia paga para a reparação do veículo".

7/10/2023

A Ford Brasil deverá indenizar em R$ 18 mil uma cliente que teve problemas no câmbio automatizado de seu carro em decorrência de defeito de fabricação. A decisão é do juiz de Direito Miguel Ferrari Junior, da 43ª vara Cível de SP, que considerou que se trata de vício congênito, originário e estrutural, de modo que a responsabilidade é inexoravelmente do fornecedor, independentemente do esgotamento da garantia contratual.

De acordo com a autora do caso, seu veículo do modelo Focus Hatch 2015 Titanium apresentou problemas relacionados ao câmbio automatizado Powershift. Segundo a consumidora, todos decorrentes de defeito de fabricação, mais especificamente no módulo TCM. Assim, propôs ação pretendendo a restituição da quantia paga pelo conserto do veículo e a reparação dos danos morais vivenciados em razão das diversas vezes em que ficara privada do uso do bem.

Em contestação, a montadora alegou a existência de desgaste natural do veículo que possui mais de 8 anos de uso e conta com mais de 120 mil km rodados. Defende a ausência de vício, mas a existência de desgaste natural da coisa, e que os itens indicados pela consumidora não estão cobertos pela garantia legal.

Cliente que teve problemas no câmbio de carro será indenizada em R$ 18 mil.(Imagem: Freepik.)

Ao analisar o caso, o magistrado considerou que se tratava de vício congênito, originário e estrutural.

“É responsabilidade inexoravelmente do fornecedor, independentemente do esgotamento da garantia contratual, como se extrai textualmente do CDC.”

Ainda, o juiz observou, nos autos, o relato em que diversas ocasiões o veículo da autora teve de ficar na concessionária para conserto.

“Dessa arte, a autora tem inexorável direito à restituição da quantia paga para a reparação dos veículos. Da mesma forma, tem direito à compensação dos danos morais sofridos, em razão das diversas vezes em que ficou privada do uso do veículo para a realização de reparos.”

Assim, condenou a Ford a indenizar a consumidora em R$ 10 mil por danos morais e R$ 8,1 mil por danos materiais.

O escritório Engel Advogados atuou na causa a favor da consumidora.

Confira aqui a sentença.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Fabricante indenizará consumidora por defeitos em veículo 0 km

1/10/2023
Migalhas Quentes

Dona de carro 0 km com pane tem veículo substituído e será indenizada

8/4/2023
Migalhas Quentes

Vendedores indenizarão comprador por omissão de defeitos em carro

3/12/2022

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024