Migalhas Quentes

Ministro Barroso toma posse como presidente do STF na próxima quinta

A sessão solene, marcada para 16h, terá transmissão em tempo real pela TV Justiça, Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube.

25/9/2023

Na próxima quinta-feira, 28, em sessão solene marcada para as 16h, ministro Luís Roberto Barroso assume a presidência do STF e do CNJ. Ministro Edson Fachin tomará posse como vice-presidente. A sessão terá transmissão em tempo real pela TV Justiça, Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube.

Natural de Vassouras/RJ, Barroso completou dez anos de Corte em junho deste ano, após assumir a vaga do ministro Ayres Britto. Na ocasião da efeméride de uma década com a toga, ministro conversou com a equipe do Migalhas e disse ter se dedicado nos dois últimos lustros para "servir ao Brasil sem ter nenhum outro interesse que não seja o de fazer um país melhor e maior". 

"Com toda a exposição pública, eu não me impressiono com elogio, eu não me impressiono com crítica. Eu faço o que é certo, justo e legítimo e isso é uma libertação."

Vida acadêmica

Luís Roberto Barroso é graduado em Direito pela Uerj - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é professor titular de Direito Constitucional. Tem mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Em sua festejada vida acadêmica lecionou como professor visitante nas Universidades de Poitiers (França), de Breslávia (Polônia) e de Brasília (UnB).

Foi também procurador do Estado do RJ e advogado constitucionalista. Como advogado, aliás, inesquecível sua participação em grandes julgamentos, como a defesa da lei de biossegurança, reconhecimento das uniões homoafetivas e interrupção da gestação em caso de feto anencéfalo.

Posse no STF

Barroso tomou posse no STF em junho de 2013. Naquela oportunidade, concedeu uma entrevista exclusiva ao Migalhas e, com a humildade que lhe é característica, disse que pretendia entrar na mais alta Corte do país para aprender um ofício novo. "Para mim é um prazer e uma honra estar no Supremo", afirmou.

Visitas à redação

Sempre gentil com este nosso poderoso rotativo, já esteve no edifício sede de Migalhas em três oportunidades.

Em 2011, ainda como advogado, fez a primeira visita, e discorreu acerca de palpitantes temas. Naquela época, Barroso nos alertava para o fenômeno da judicialização excessiva, mesmo problema que enfrentará agora, à frente do Judiciário.

Sete anos depois, em 2018, S. Exa. retornou ao Migalhas. Naquele memorável encontro, inauguramos o "Auditório Luís Roberto Barroso". Com efeito, na redação migalheira cada sala recebe o nome de um autor do qual Migalhas publicou livro de frases, sendo que no interior da sala há estampado um aforismo especialmente escolhido. O primeiro volume das "Migalhas de Luís Roberto Barroso" foi lançado em 2016. 

A mais recente visita ocorreu há um mês. Honrando-nos com sua presença, o ministro falou dos desafios do Judiciário, e abordou temas como representatividade feminina nos Tribunais Superiores.

Discursos memoráveis

Com o reconhecido dom da oratória, ministro Barroso proferiu discursos memoráveis. Em 2009, falou sobre bem, amor, tolerância, bom humor e gentileza aos formandos da Uerj. "Creio no bem, na justiça, no amor e na tolerância. E creio na gentileza e no bom humor como uma boa forma de realizá-los."

Em 2014, S. Exa. foi patrono das turmas de Direito do UniCEUB - Centro Universitário de Brasília/DF, e discursou sobre o sucesso, a felicidade e os possíveis caminhos para se chegar à "vida boa". Na ocasião, deixou o recado: "não faça mal a ninguém, não dê reciprocidade a maus sentimentos, perdoe rápido e seja generoso com os outros".

Como patrono da turma de Direito da Uerj, em 2015 ministro Barroso fez um breve manual de instruções sobre a vida e o Direito. A propósito, fica aqui uma curiosidade migalheira: o discurso com as cinco lições sobre a vida e o Direito é até hoje a página mais acessada deste nosso vibrante matutino da mídia.  

"A Vida, o Direito e algumas Ideias para o Brasil"

Em 2016, pela Editora Migalhas, o ministro lançou o livro "A Vida, o Direito e algumas Ideias para o Brasil". Inesperadamente, mais de mil pessoas afluíram ao local do lançamento para prestigiar o ministro. Compilando discursos de formatura, páginas de sentimento, como diz o autor, além de conferências realizadas nos últimos anos, a obra traz algumas das perspectivas que marcaram - e ainda norteiam - sua trajetória.

Expectativa

Por essas e outras tantas, há grande esperança de que o próximo biênio seja auspicioso para o Judiciário brasileiro. No que depender deste nosso rotativo, não faltará empenho para que a expectativa seja realidade.  

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Ministro Luís Roberto Barroso visita redação do Migalhas

18/8/2023
Migalhas Quentes

Barroso faz 10 anos de STF: "servir ao Brasil sem outro interesse"

26/6/2023
Migalhas Quentes

“Sem data venia”: Ministro Barroso reflete sobre as mazelas do Brasil em novo livro

4/12/2020
Migalhas Quentes

Visita histórica do ministro Luís Roberto Barroso movimentou interior do Estado de SP

13/3/2018
Migalhas Quentes

Em noite de sucesso, ministro Luís Roberto Barroso lança obras em Brasília

28/6/2016
Migalhas Quentes

Luís Roberto Barroso toma posse no STF

26/6/2013
Migalhas Quentes

Luís Roberto Barroso diz que vai entrar com muita humildade no STF

26/6/2013
Migalhas Quentes

Luís Roberto Barroso visita a redação de Migalhas

13/10/2011

Notícias Mais Lidas

Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

4/11/2024

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

4/11/2024

Justiça faz "milagre" frente à alta demanda do Brasil, diz desembargadora

4/11/2024

Gilmar Mendes suspende julgamento sobre igualdade de aposentadoria de policiais

4/11/2024

Caixa é condenada a estornar valores transferidos após golpe no WhatsApp

2/11/2024

Artigos Mais Lidos

Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

4/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024

Por um jogo mais responsável

4/11/2024