Migalhas Quentes

Súmula aprovada pelo TJ/CE uniformiza direitos de pessoas encarceradas

Justiça cearense reconheceu a legitimidade da Defensoria Pública para atuar como ‘custos vulnerabilis'.

21/8/2023

Nova súmula criminal foi aprovada pelo Órgão Especial do TJ/CE, durante sessão presidida pelo chefe do Judiciário estadual, desembargador Abelardo Benevides Moraes. De acordo com o novo texto, “A Defensoria Pública possui legitimidade para atuar como custos vulnerabilis em favor de pessoas encarceradas e em situação de vulnerabilidade processual” (súmula 71).

A súmula é fruto de uma pesquisa feita pelo defensor público do estado do Ceará, Jorge Bheron Rocha, que realizou um levantamento de todas as decisões do Tribunal de Justiça em matéria penal em que havia o reconhecimento da atuação custos vulnerabilis da Defensoria Pública e apresentou aos demais defensores do NUAPP - Núcleo de Assistência ao Preso Provisório da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

TJ/CE aprovou Súmula de Jurisprudência reconhecendo expressamente a atuação da Defensoria Pública como Custos Vulnerabilis no Processo Penal.(Imagem: Reprodução/TJ/CE)

A ideia era propor a edição de súmula de jurisprudência, uma vez que o regimento interno daquele Tribunal tem previsão para a edição de súmula versando sobre “regra adotada reiteradamente pela jurisprudência dos órgãos julgadores” (art. 292, II, RITJCE);

O NUAPP, então, apresentou a sugestão de proposta de súmula ao presidente da seção Criminal do TJ/CE, em dezembro de 2021. A sugestão foi aceita e a proposta foi encaminhada à Comissão de Regimento, Legislação e Jurisprudência do TJCE, que apresentou parecer favorável. Agora, o Órgão Especial do TJ/CE aprovou a nova súmula criminal.

" A aprovação da súmula é o reconhecimento da natureza essencialíssima da Defensoria Pública dentro do sistema de Justiça, especialmente na Justiça criminal, buscando conferir efetividade aos comandos constitucionais que asseguram a democratização e a promoção dos direitos humanos", afirma Bheron Rocha.

A medida, que vai uniformizar o entendimento no Judiciário cearense sobre o assunto, está em conformidade com o Informativo 657 do STJ, art. 134 CF/88 e art. 4º da lei complementar 80/94. Com a aprovação, o TJ/CE passa a contar com 71 súmulas.

Veja a proposta

Informações: TJ/CE.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

A nossa responsabilidade pelo sistema carcerário

7/10/2022
Migalhas Quentes

CNJ dá 8 meses para TJ/PE tirar 70% dos presos de presídio superlotado

25/8/2022
Migalhas de Peso

O princípio da dignidade humana frente à superpopulação carcerária no sistema penitenciário brasileiro

29/11/2021

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024