Migalhas Quentes

Obra traz bastidores da "Carta aos Brasileiros pela Democracia"

O livro é um relato do que não veio a público, da trama oculta nos bastidores da Carta.

1/8/2023

No dia 7/8, às 18h, na Livraria Martins Fontes, em SP, acontece o lançamento da obra "Bastidores: A articulação da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito" (Hucitec Editora), de autoria de Ricardo de Castro Nascimento.

A obra apresenta a trama oculta nos bastidores da Carta.(Imagem: Divulgação)

A obra é um relato do que não veio a público, da trama oculta nos bastidores da Carta. Segundo o autor, só há um jeito de sublimar isso: escrevendo a história como viveu.

"O relato de Ricardo Nascimento é fiel. Ele acompanhou passo a passo e foi protagonista de uma das frentes do 11 de agosto de 2022. A mais simbólica e representativa, sem dúvida, pelo amálgama de referências simbólicas: Pátio das Arcadas lotado, cuidadoso cenário e cerimonial de apresentação da Carta, homenagens aos subscritores do marco que foi a Carta 1977 e tudo no mesmíssimo espaço, presença do Centro Acadêmico XI de Agosto e de sua Presidente, com a força de uma mulher negra, leitura do documento e transmissão ao vivo do evento em rede nacional […] replicação do evento em mais de 80 faculdades de direito de todo o Brasil, mais de um milhão de subscritores.

O livro 'Bastidores. A articulação da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito', do Juiz Federal e antigo aluno da Faculdade, Ricardo Nascimento, é registro importante, detalhado, fidedigno e apaixonado.

Ricardo participou ativamente dos eventos que descreve. Em linguagem simples, agradável e coloquial, o autor apresenta personagens, situações, reuniões, jantares e conflitos — em uma palavra: bastidores — que acompanhou bem de perto. Foram as articulações que, da sua perspectiva atilada, construíram ato por muitos considerado o mais importante em defesa da democracia sob ataque e cerco daquele ano."

— Do Prefácio, de Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Em petição absurda, advogado ataca juíza: “resquícios de senzala”

20/3/2025

Gusttavo Lima pagará R$ 70 mil por número citado em música "Bloqueado"

18/3/2025

Ministro Herman alerta para “litigância abusiva reversa” por empresas

18/3/2025

TJ/SP autoriza consulta ao iFood, Netflix e Uber para localizar devedor

18/3/2025

STF valida resolução do CNJ sobre jornada de trabalho no Judiciário

20/3/2025

Artigos Mais Lidos

Aumento do imposto sobre herança: O que fazer antes das novas regras

18/3/2025

Art. 50 do Código Civil na jurisprudência do TJ/SP

18/3/2025

Tributação progressiva do ITCMD

18/3/2025

Tese 1.198 do STJ: da aventura processual abusiva à desventura processual

18/3/2025

Defesa dos bancos em fraudes bancárias, responsabilidade civil e a súmula 479 do STJ: Uma análise crítica

18/3/2025